Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudo da UNILA vai avaliar efeito do extrato de cannabis em cães com Osteoartrite
conteúdo

Pesquisa

Estudo da UNILA vai avaliar efeito do extrato de cannabis em cães com Osteoartrite

Pesquisa inédita no Brasil quer verificar se substância pode ter efeitos analgésicos e anti-inflamatórios e dar mais qualidade de vida para os animais portadores da doença
publicado: 18/07/2022 09h24, última modificação: 22/07/2022 10h40

Pesquisadores da UNILA estão selecionando cães diagnosticados com Osteoartrite para participarem de um ensaio clínico randomizado que vai avaliar o tratamento com extrato de cannabis. O objetivo do estudo é analisar se as substâncias da planta são capazes de reduzir a inflamação e a dor, além de melhorar a locomoção dos cães portadores da doença, que é bastante comum em animais com idade avançada.

Integrante do estudo, Neide Griebeler é médica veterinária anestesista e mestranda em Biociências na UNILAA Osteoartrite é uma doença que surge como resultado do envelhecimento das articulações e causa dor crônica. De acordo com a médica veterinária e mestranda em Biociências na UNILA, Neide Griebeler (CRMV-PR 17246), os tratamentos disponíveis atualmente não são muito efetivos e causam diversos efeitos colaterais. “Os pacientes normalmente apresentam alterações renais, hepáticas e gástricas, e não conseguimos ter um bom manejo da dor. Então, a cannabis pode ser uma alternativa para trazer mais qualidade de vida e, talvez, até uma regeneração articular”, explicou Neide, que atualmente trabalha como anestesista veterinária. Também faz parte do estudo o mestrando em Biociências e farmacêutico Ricardo Penayo Cremonese (CRF-SC 10883), que irá analisar o perfil de segurança do Canabidiol (CBD) e do Tetrahidrocanabnil (THC) - substâncias químicas canabinóides que apresentam efeito terapêutico - em cães a longo prazo.

Pesquisa é realizada pela UNILA em parceria com o Hospital Veterinário Pop Vet e a Associação Santa CannabisA pesquisa é inédita no Brasil. “Existem diversos estudos em humanos que mostram que os canabinóides possuem efeitos analgésicos e anti-inflamatórios. Nossa ideia, agora, é verificar se esses efeitos podem ser verificados também nos cães”, salientou o professor Francisney Nascimento, coordenador do Laboratório de Cannabis Medicinal e Ciência Psicodélica da UNILA. Desde 2017, o Laboratório realiza pesquisa clínica sobre atividades farmacológicas da cannabis em doenças neurológicas, reumatológicas e psiquiátricas.

Os resultados do estudo também poderão ajudar a embasar a legislação nacional que, atualmente, tem lacunas sobre o uso veterinário da substância. “No Brasil, temos um grande número de veterinários que prescrevem cannabis para cães, principalmente em casos de epilepsia, dor e agitação. Porém, não existe legislação específica para animais no que se refere à fabricação desses produtos e, muito menos, em relação à prescrição”, disse Ricardo Cremonese.

Cartaz com informações para testes na UNILAComo participar

Pelo menos 24 cães são necessários para dar seguimento ao estudo. Os interessados devem entrar em contato pelo e-mail ou pelo whatsapp (45) 99151-9740. Os cachorros podem ser de qualquer raça e é necessário o diagnóstico comprovado de Osteoartrite. Os tutores devem se comprometer a administrar diariamente a medicação e a levar o paciente para avaliações clínicas e exames bioquímicos mensais. A participação é totalmente gratuita.

A pesquisa - autorizada pelo Comitê de Ética e Uso de Animais (CEUA) - está sendo realizada pelo Laboratório de Cannabis Medicinal e Ciência Psicodélica da UNILA, em parceria com o Hospital Veterinário Pop Vet (médica veterinária responsável técnica Amanda Furjan Rial CRMV-PR 10066), de Foz do Iguaçu, e a Associação Santa Cannabis, de Florianópolis.

 

Saiba mais