Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes de Medicina realizam mutirão da saúde no Terminal de Transporte Urbano de Foz

Ensino

Usuários do transporte receberam orientações sobre saúde, puderam aferir a pressão arterial e participar de treinamentos práticos de primeiros socorros
publicado: 20/04/2018 00h00, última modificação: 11/01/2019 23h18

Acadêmicos do curso de Medicina da UNILA promoveram, na quinta-feira (19), um mutirão com atividades gratuitas de promoção à saúde para a comunidade iguaçuense. Realizada no Terminal de Transporte Urbano (TTU), a ação é parte da programação da 2ª Semana Acadêmica de Medicina da UNILA.

De acordo com o Instituto de Transportes e Trânsito de Foz do Iguaçu (Foztrans), 14 mil pessoas passam pelo TTU diariamente. Esse público teve acesso a orientações sobre doação de órgãos, primeiros socorros, infecções sexualmente transmissíveis, entre outras. Era possível, também, aferir a pressão arterial e participar de treinamentos práticos sobre como reconhecer um AVC e como agir em caso de parada cardíaca.

imagem mostra mesas onde estudantes orientam usuários do terminal urbano

“Projetos de pesquisa e extensão e dez ligas acadêmicas do curso estiveram presentes nas atividades, cada um atuando em uma área. Os estudantes que participam do projeto de extensão que trabalha com folhetos informativos, por exemplo, foram até as unidades de saúde para levantar quais as doenças mais prevalentes e, então, criaram os panfletos que foram distribuídos no TTU para orientar a população”, destacou Geíza Hein, estudante e representante do Centro Acadêmico de Medicina Moacyr Scliar (Cammos).

Para Wesley Meleti dos Santos, acadêmico do primeiro semestre do curso de Medicina, este tipo de ação é importante não só para a população, mas também para os próprios estudantes envolvidos. “Buscamos levar ao público informações que são simples mas que podem, muitas vezes, salvar uma vida. Para os alunos, principalmente para nós que estamos iniciando o curso, é o primeiro contato prático do ponto de vista de instrução de saúde. Apesar de ter cunho científico, sempre procuramos levar a informação de uma maneira simples.”

Homem observa microscópio e é orientado por uma jovem, estudante de medicina da Unila

Sebastião José Lino foi um dos muitos cidadãos que estavam passando pelo TTU e aproveitaram para participar das atividades. Além de aferir a pressão, ele conheceu algumas das funcionalidades de um microscópio. “É uma oportunidade muito boa para a população se informar mais sobre os cuidados com a saúde”, ressaltou.

Julgamento simulado

Com a temática “Médico, eu? Da academia à vida real”, a 2ª Semana Acadêmica de Medicina da UNILA está sendo realizada desde a última segunda-feira (16) e conta com atividades voltadas para os estudantes e também destinadas para a comunidade. Nesta sexta-feira (20), será realizado um Julgamento Simulado do Conselho Regional de Medicina. Organizado pelo CRM-PR, o simulado é aberto a médicos, juízes, promotores, advogados e estudantes de Direito de qualquer instituição. O evento será a partir das 18h30, no auditório da Unioeste (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1300). Não é necessário realizar inscrição prévia.