Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes de escolas públicas já podem pedir isenção de taxa para o Enem 2019

Estudantes de escolas públicas já podem pedir isenção de taxa para o Enem 2019

Provas serão aplicadas nos dias 3 e 10 de novembro; exame é requisito para a participação no Sisu, meio de ingresso adotado pela UNILA
publicado: 04/04/2019 17h29, última modificação: 04/04/2019 17h29
Candidatos que estudam o ensino médio em escolas públicas já podem pedir isenção na taxa do Enem 2019

Os estudantes que estão concluindo o ensino médio em escolas públicas em 2019 já podem solicitar a isenção para a taxa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano. O prazo para realizar a solicitação vai até o dia 10 de abril. As inscrições serão realizadas de 6 a 17 de maio, e as provas estão marcadas para os dias 3 e 10 de novembro de 2019. O Enem é requisito obrigatório para a participação no Sisu - que é a forma de ingresso adotada pela UNILA para os alunos brasileiros.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) publicou, no dia 25 de março, o Edital contendo as regras do Exame para 2019. Os candidatos devem ler atentamente o documento. Também já está disponível, no site do Inep, todo o cronograma do Exame, bem como página de tira-dúvidas, dicas de preparação para as provas, entre outras informações.

Além dos concluintes do ensino médio na rede pública em 2019, também tem direito à isenção o participante que tenha cursado todo o ensino médio em escola pública ou como bolsista integral na rede privada e tenha renda per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio (Lei nº 12.799/2013). Também serão aceitas as solicitações de isenção de taxa no Enem 2019 daqueles que declararem estar em situação de vulnerabilidade socioeconômica por serem membros de família de baixa renda, e que estejam inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).

Estude na UNILA

Os estudantes brasileiros que tenham interesse em cursar uma das 29 graduações ofertadas pela UNILA em 2020 precisam, obrigatoriamente, prestar a prova do Enem, pois o Sisu é o meio de ingresso adotado pela Universidade. Anualmente, a Universidade oferta 708 vagas por meio do Sisu, sempre no início do ano.

Acompanhe todas as notícias sobre o processo seletivo na página https://portal.unila.edu.br/sisu2020.