Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes de Engenharia participam de concurso de pontes de macarrão

Vida Universitária

Estudantes de Engenharia participam de concurso de pontes de macarrão

São 31 trabalhos inscritos; vence a ponte que suportar a maior carga com o menor peso de estrutura
publicado: 06/11/2019 17h35, última modificação: 06/11/2019 17h41

Estudantes de Engenharia Civil participam, nesta quinta-feira (7), do 2º Concurso de Pontes de Macarrão, organizado pelo Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Engenharia Civil de Infraestrutura da UNILA. A competição tem início às 14h, no Ginásio da UNILA-Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000) e é aberta ao público.

Primeira edição do concurso reuniu 11 equipesNesta edição, estão inscritos 31 projetos de equipes da UNILA dos cursos de Engenharia Civil de Infraestrutura, Engenharia Química e Engenharia de Materiais, além de uma equipe da Unioeste e uma da UDC. “É uma maneira lúdica, sadia, divertida de extravasar, de sair um pouco da rotina exaustiva que o curso de Engenharia Civil tem e, além disso, de aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula”, explica João Lucas Carmona, estudante de Engenharia Civil de Infraestrutura e responsável pelo concurso.

De acordo com o regulamento, a ponte deverá ser construída apenas com massa do tipo espaguete e cola. Ela deverá ter um vão-livre entre 1 m e 1,10 m; peso máximo de 1 kg; largura mínima de 10 cm e máxima de 20 cm; e a altura máxima da ponte não deverá ultrapassar os 50 cm. A ponte receberá uma carga inicial de 5 kg. Se após 20 segundos a ponte não apresentar danos estruturais, ela será considerada habilitada no teste de carga mínima. As cargas serão aumentadas em intervalos regulares. Vence a ponte que suportar a maior carga com o menor peso de estrutura.

Em 2018, 11 equipes disputaram o concurso. A ponte vencedora suportou carga de 20 kg. “Esperamos superar esse recorde tendo em vista que serão 31 pontes competindo”, diz João Lucas, que espera uma terceira edição, em 2020, ainda mais participativa. “Conseguimos expandir nosso concurso para fora da UNILA para que, no ano que vem, a terceira edição possa ser realmente mais global”, aposta.

Ponte competidora da primeira edição do concurso de pontes de macarrão