Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Estudantes de Ciências Econômicas ficam em terceiro lugar em Torneio Paranaense de Economia
conteúdo

Vida Universitária

Estudantes de Ciências Econômicas ficam em terceiro lugar em Torneio Paranaense de Economia

Dupla irá participar da Gincana Nacional de Economia, no mês de setembro, em Rondônia
publicado: 05/07/2018 11h45, última modificação: 11/01/2019 23h18
Carlos Ramos e Raime Rodriguez: desempenho é resultado de ensino de qualidade

Carlos Ramos e Raime Rodriguez: desempenho é resultado de ensino de qualidade

Um é cubano. O outro, venezuelano. Competindo com brasileiros para resolver problemas brasileiros, a dupla ficou em terceiro lugar no 8º Torneio Paranaense de Economia, realizado em junho e promovido pelo Conselho Regional de Economia (Corecon/PR).

“Definitivamente, a gente confirmou que a UNILA tem um bom ensino”, diz Carlos Alberto Ramos Torres, que veio da Venezuela, em 2016, para cursar Ciências Econômicas – Economia, Integração e Desenvolvimento. “O curso de Economia da UNILA tem a pluralidade que forma um profissional capaz de atuar em qualquer área da economia. Nossa universidade tem o potencial de ser o melhor curso de economia do Paraná”, completa. “Se existiam algumas dúvidas sobre a nossa formação, elas foram bastante esclarecidas”, reforça Raime Rolando Rodriguez Díaz, que também começou o curso em 2016.

O torneio, que teve participação da UNILA pela primeira vez, consistia em apresentar soluções para o desenvolvimento econômico do Brasil a partir de um jogo com cenários da economia brasileira, história do pensamento econômico e referências a crises mundiais. “O jogo teve a particularidade de levar a aprender como são os movimentos da macroeconomia, do crescimento econômico, comércio internacional, taxa de câmbio, saber o que diferentes crises impactaram na economia do Brasil em cada período histórico”, salienta Carlos.

Carlos Ramos e Raime Rodriguez: desempenho é resultado de ensino de qualidade

A dupla da UNILA competiu com estudantes de Ciências Econômicas de todo o Paraná. Os outros competidores, além da vantagem de serem brasileiros, tiveram participações anteriores no torneio. “No começo, a gente tinha um pouco de dúvida: será que vai dar certo para nós? Será que vai ser mais difícil a gente enfrentar as perguntas por ser estrangeiro?”, refletiu Raime. “Mas foi como falou Carlos, realmente temos uma preparação muito boa.”

Para ambos, foram as questões sobre fundamentos da Economia e história do pensamento econômico que os levaram ao terceiro lugar. “O jogo tem uma parte que é de teoria econômica. São 70 economistas que temos de conhecer a obra. No meu ponto de vista, isso faz com que o jogo seja bastante completo”, comenta Carlos.

O desempenho no torneio, segundo os dois estudantes, mostra que integração não é só discurso. “Foi uma experiência de integração. Práxis clara de integração. Isso é a UNILA”, resume Carlos. “Dois estrangeiros num torneio de economia brasileira e conseguindo se classificar para o [torneio] nacional.”

Eles foram convidados pelo Corecon para participar da Gincana Nacional de Economia, juntamente com os primeiros colocados. A gincana será realizada nos dias 20 e 21 de setembro, em Porto Velho, Rondônia.

Agora, os dois estudantes têm mais um desafio: conseguir recursos financeiros para as passagens até Porto Velho. Quem quiser colaborar, pode escrever para car.torres.2016@aluno.unila.edu.br ou rrr.diaz.2016@aluno.unila.edu.br