Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Enade irá avaliar quatro cursos da UNILA em 2018
conteúdo

Institucional

Enade irá avaliar quatro cursos da UNILA em 2018

As provas serão aplicadas em 25 de novembro para estudantes concluintes
publicado: 20/08/2018 00h00, última modificação: 11/01/2019 23h18

A UNILA já está se preparando para a aplicação do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). Nesta edição, serão avaliados os cursos de graduação em Administração Pública e Políticas Públicas; Ciências Econômicas - Economia, Integração e Desenvolvimento; Relações Internacionais e Integração; e Serviço Social. De acordo com a Portaria que regulamenta o Enade 2018, a prova será aplicada apenas para estudantes concluintes. Os ingressantes, embora inscritos no sistema Enade, foram dispensados da realização da prova deste ano.

A aplicação da prova está agendada para o dia 25 de novembro e a participação é obrigatória para todos os estudantes convocados. Os discentes já foram inscritos pelos coordenadores de curso, mas devem acessar o sistema Enade para preencher o cadastro e o questionário do estudante, de acordo com os procedimentos e prazos definidos no cronograma do Edital Inep/MEC nº 40/2018.

Para esclarecer os procedimentos do Enade, está agendada uma série de encontros com alunos ingressantes e concluintes, coordenadores de curso e a procuradora institucional. Confira aqui o cronograma de reuniões.

A procuradora institucional da UNILA, Débora Viletti Zuck, lembra que o Enade é componente curricular obrigatório dos cursos de graduação, sendo a regularidade do estudante perante o Exame condição necessária para a conclusão do curso. "O registro de participação ou dispensa é condição fundamental para a emissão do histórico escolar, pois será inscrito nele somente a situação regular, atestada pela efetiva participação no Exame ou, quando for o caso, dispensa oficial pelo Ministério da Educação. A existência de irregularidade perante o Enade impossibilita a colação de grau do estudante, em decorrência da não conclusão do curso por ausência de cumprimento de componente curricular obrigatório", explica.

Os resultados da prova do Enade e do questionário do estudante são utilizados para o cálculo de indicadores que mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país. Os dados auxiliam tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a educação superior quanto como fonte de consultas pela sociedade. Além disso, constituem referencial básico para os processos de recredenciamento institucional e renovação de reconhecimento de cursos de graduação. "É necessário conhecermos e ampliarmos a cultura de avaliação na Universidade. O Enade permite verificar a efetividade da proposta formativa dos cursos, possibilitando aos cursos e às Instituições a avaliação de seus próprios projetos pedagógicos e práticas educativas face ao desempenho de seus estudantes, e identificar eventuais necessidades de melhoria", salienta a procuradora. Entre os indicadores que são calculados a partir do Enade estão o Conceito Enade (CE), o Conceito Preliminar do Curso (CPC), o Indicador de Diferença dentre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD) e o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC).

Para ver a lista dos discentes habilitados, a situação da inscrição, os conteúdos que serão avaliados no Exame e os principais documentos do Enade 2018, acesse https://www.unila.edu.br/enade-2018/.