Você está aqui: Página Inicial > Notícias > EDUNILA lança obra que trata sobre o valor das estações biológicas na Argentina
conteúdo

Institucional

EDUNILA lança obra que trata sobre o valor das estações biológicas na Argentina

Autores trazem artigos sobre histórias do Centro de Investigaciones Ecológicas Subtropicales, incluindo o Parque Nacional de Iguazú
publicado: 19/10/2021 14h30, última modificação: 19/10/2021 14h31

Andrés Bosso é naturalista e conservacionista, Guillermo Eduardo Gil é biólogo e doutor em Ecologia. Os dois são responsáveis por reunir um time de 12 autores que, por meio de relatos, contam histórias de protagonismo do Centro de Investigaciones Ecológicas Subtropicales (CIES). A obra também enumera novas espécies para a ciência e para a Argentina, apresentando materiais ou registros do Parque Nacional de Iguazú.

Bosso trata o CIES como um espaço multiplicador no coração do Parque Nacional. Ele frisa que a proposta de contar as histórias do Centro tem o objetivo de valorizar o trabalho de mais de 350 pessoas que passaram pelo laboratório e pelos espaços da primeira Estação Biológica do Sistema de Parques Nacionais da Argentina, desde a sua criação, e seguir proporcionando essas experiências. “Os autores das histórias são biólogos, naturalistas e pesquisadores, que nos contam de forma coloquial algumas de suas experiências neste lugar único e cheio de misticismo verde”, conta o autor.

Coordenador do Centro no período entre 2012 e 2019, Guillermo Gil diz que o CIES sempre chamou a atenção pela mística, por vivências e experiências compartilhadas pelos usuários e que transcendem o mero âmbito científico. O trabalho de retrospectiva histórica que desenvolveu teve início em 2018, quando o Centro estava prestes a completar 30 anos de existência. Além dos relatos dos autores que assinam os artigos, o livro traz 31 fotografias que ilustram elementos, momentos e pessoas relacionadas aos textos.

O livro, em espanhol, pode ser baixado gratuitamente na página da EDUNILA.