Você está aqui: Página Inicial > Notícias > EDUNILA lança livro sobre Fracking, método empregado na indústria de petróleo e gás natural
conteúdo

Tecnologia e Inovação

EDUNILA lança livro sobre Fracking, método empregado na indústria de petróleo e gás natural

Obra editada em espanhol traz análises sobre o uso da tecnologia de fraturamento hidráulico
publicado: 20/07/2021 12h21, última modificação: 20/07/2021 12h21

Fracking é o termo usado na língua inglesa e no jargão técnico para se referir ao método de extração de combustíveis líquidos e gasosos do subsolo, especialmente na indústria do petróleo. O livro “Fracking – Lo que las personas no pueden desconocer sobre el tema” aborda as controvérsias da produção de petróleo e gás natural por meio do fraturamento hidráulico. Esse método, por um lado, é criticado por sua tendência a afetar o meio ambiente e, por outro, é elogiado por ser uma alternativa à escassez de material fóssil para a produção de combustíveis.

A autoria do livro é dos pesquisadores Walfrido Alonso Pippo, professor da UNILA, e Amado Enrique Navarro Frómeta, professor da Universidad Tecnológica de Matamoros, em Puebla, México. Os autores contam que se conhecem de travessias pelo Oceano Atlântico, tendo sido colegas de trabalho e compartilhado momentos na docência e a paixão comum pela ciência.

Para os autores, a tecnologia de fraturamento hidráulico, ou Fracking, é conhecida mundialmente e tem revolucionado a indústria de extração de petróleo e gás natural na última década, introduzindo mudanças significativas no cenário geopolítico global. Esse processo, segundo os pesquisadores, refletiu na redução do custo de extração de petróleo e no atraso da introdução de energias renováveis, que ainda são mais caras que as baseadas em combustíveis fósseis. Nessa obra, ao longo de sete capítulos, eles assumem o que consideram ser a complexa tarefa de apresentar essa tecnologia sem tomar partido.

Os autores apontam que o Fracking está sendo usado no México e na Argentina e que está prestes a entrar no Brasil. Nesse sentido, eles reforçam que o livro se justifica por tratar de uma tecnologia pouco conhecida por grande parte do público latino-americano e que há poucas obras em português e espanhol dedicadas ao tema. “Em geral, as obras não expõem os detalhes técnicos do Fracking ou as causas de seu sucesso, seus desafios e ameaças, deixando uma lacuna de informação sobre a realidade desta tecnologia”, analisam os autores na introdução do livro.

A obra está disponível para download gratuito, na página da EDUNILA.

registrado em: ,