Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Doação de insumos e liberação de recursos permitirão dobrar a produção de álcool glicerinado

Produzido por pesquisadores da UNILA, desinfetante poderá atender a demandas de unidades públicas de saúde de outros municípios do Paraná
publicado: 27/05/2020 16h55, última modificação: 27/05/2020 16h55

A produção de álcool glicerinado 80% foi retomada na última semana nos laboratórios da Universidade Federal da Integração Latino-Americana. A Universidade recebeu uma doação de insumos do Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC), com os quais será possível produzir 3 mil litros do produto, que serão destinados às unidades públicas de saúde de Foz do Iguaçu. No total, o HMCC doou cerca de 2,5 mil litros de álcool 96%, 44 litros de glicerina e 11 litros de peróxido, com o apoio financeiro da Itaipu Binacional.

Além disso, o Ministério da Educação liberou cerca de R$ 240 mil para projetos da UNILA de enfrentamento da Covid-A produção é realizada no Laboratório Multiusuário de Química, por professores e alunos da UNILA19. Destes, R$ 35 mil foram destinados à aquisição de mais insumos para ampliar a produção de álcool glicerinado. Com esse investimento, será possível aumentar a capacidade total de produção para 6 mil litros. “Nosso objetivo é, com esse recurso, poder atender uma gama maior de demandas de álcool, não apenas em nível municipal, mas também estadual, e auxiliando entidades como a Funai”, salientou o vice-reitor da UNILA, Luis Evelio Garcia Acevedo.

O álcool glicerinado 80% é um produto de consistência líquida, recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para assepsia das mãos e de superfícies. A produção é realizada no Laboratório Multiusuário de Química, por professores e alunos da UNILA. Todo o processo está sendo acompanhado e foi autorizado pela Vigilância Sanitária, seguindo portarias da Anvisa, que liberou a produção de álcool nas instituições de ensino superior, exclusivamente para doação ao SUS.

Outras doações

A doação do HMCC foi possível graças a uma Chamada Pública lançada pela Universidade para o recebimento de doação de insumos para as ações institucionais de enfrentamento da Covid-19. Além dos reagentes para produção de álcool 80%, a UNILA recebeu doações de embalagens da empresa Innova Agrotecnologia, para armazenar os lotes do desinfetante.

Grupo Pró-Heróis Coronavírus realizou doação projeto que pretende produzir álcool desifetante 70 a partir de bebidas alcoólicasA instituição também recebeu uma doação do grupo Pró-Heróis Coronavírus para outro projeto, ainda em fase inicial, que pretende produzir álcool desinfetante 70, a partir da destilação de bebidas alcoólicas. Foram 30 litros de cachaça de graduação alcoólica 26%. “A doação permitiu fazer os testes iniciais na planta recentemente instalada nos laboratórios de engenharia, nos quais foram identificados defeitos em alguns equipamentos. Foi necessário fazer desmontagem e análise das peças e busca de recursos para colocar a planta em operação novamente”, explicou Garcia Acevedo.

A Chamada Pública continua aberta. Além da produção de álcool, outra ação que pode ser beneficiada com as doações é a produção de máscaras faciais (face shields) de acetato, que, por meio da Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu, serão distribuídas aos profissionais de saúde que atuam diretamente no atendimento da população. Todas as informações sobre as doações estão no Portal de Editais da UNILA. As dúvidas poderão ser esclarecidas pelo e-mail logistica@unila.edu.br ou pelo telefone (45) 3529-2794.