Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Debate sobre Ciclo Comum de Estudos abre programação do Vozes Latinas 2018

Debate sobre Ciclo Comum de Estudos abre programação do Vozes Latinas 2018

Audiência pública será realizada dentro da programação do 2º Encontro de Avaliação Institucional
publicado: 07/05/2018 15h02, última modificação: 11/01/2019 23h18

O Ciclo Comum de Estudos da UNILA é o primeiro debate do ano nas audiências públicas Vozes Latinas. A audiência está programada para esta quarta-feira (9), dentro da programação do 2º Encontro de Avaliação Institucional. A data foi escolhida para permitir a participação de toda a comunidade, uma vez que o calendário acadêmico prevê dispensa de atividades letivas neste dia.

O Encontro será realizado no auditório da UNILA-Jardim Universitário, a partir das 10h30. Na oportunidade, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) apresentará para a comunidade acadêmica o Relatório Final de Autoavaliação referente ao triênio 2015-2017, documento que traz a evolução institucional da Universidade. O relatório foi elaborado com base nos dados disponíveis e nas consultas realizadas à comunidade acadêmica durante os três anos.

O processo autoavaliativo conduzido pela CPA segue um ciclo contínuo de planejamento, sensibilização, aplicação de questionários, coleta/análise dos dados, apresentação de resultados, elaboração do plano de melhorias e divulgação do retorno à sociedade. Dessa forma, todas as sugestões coletadas pela CPA estão incluídas no plano de melhorias para a UNILA. Conhecer o conteúdo do relatório final é importante para que os resultados desta autoavaliação sejam utilizados para o planejamento de novas ações da Universidade no cumprimento da sua missão integradora.

Já o Vozes Latinas tem início às 14h, também no auditório. Todos os 29 cursos de graduação da UNILA contam, em sua grade curricular, com o Ciclo Comum de Estudos, composto por disciplinas de Línguas (português e espanhol); Epistemologia e Metodologia Científica; e Fundamentos da América Latina. O Ciclo Comum tem duração de três semestres.

Para debater o Ciclo Comum de Estudos, foram realizadas duas reuniões preparatórias com a participação, principalmente, dos professores da área, além de diretores e coordenadores de cursos e centros interdisciplinares, representantes de pró-reitorias e de estudantes.

Nas reuniões preparatórias, foram discutidos os temas “A construção do Ciclo Comum de Estudos na UNILA - elementos históricos e desafios atuais” e “As condições de trabalho no Ciclo Comum de Estudos”. Como resultado, foram elencados 54 pontos que devem guiar o debate e a apresentação de propostas na audiência da próxima quarta-feira.

“Esperamos que os problemas que foram levantados nas duas reuniões preparatórias possam ser compartilhados para que nossa comunidade possa ter uma visão de conjunto equalizada, porque hoje ela não é. Não só de quais são os problemas, mas por que eles existem e quais impactos estão causando”, comenta Luciana Mello Ribeiro, professora do Ciclo Comum de Estudos e integrante da comissão que está colaborando com as discussões para a audiência. “A segunda expectativa é que, com essa visão de conjunto, nós consigamos pensar em soluções e encaminhamentos mais contextualizados, que, por ser de compreensão e construção coletivas, possam gerar engajamento, compromisso, vontade de fazer as coisas acontecerem”.

Professores e estudantes participaram de duas reuniões preparatórias que debateram o Ciclo Comum em reuniões prévias

Luciana Mello lembra que o Ciclo Comum já passou por várias mudanças nestes oito anos. “Nenhuma deixou todo mundo satisfeito. As pessoas vão propondo coisas sem entender direito qual é o problema e, além disso, propõem soluções que causam mais problemas”, analisa.

As propostas apresentadas na audiência serão levadas para discussão no Colegiado do Ciclo Comum, explica o professor Gregório Perez de Obanos Romero, também integrante da comissão. “As propostas de soluções serão analisadas no Colegiado para a continuação do trabalho de reformulação do Projeto Pedagógico”, explica.

A comissão separou os pontos apresentados nas reuniões preparatórias em quatro tópicos: infraestrutura, organização didático-pedagógica, precarização do trabalho e gestão. Medidas que forem apresentadas e estejam fora da competência do colegiado serão encaminhadas para outros setores ou áreas. “Queremos que isso fique claro na audiência e que quem tem a competência de resolver o problema se aproprie dele”, diz Luciana.

Além de Luciana Mello e Gregório Perez, participam da comissão os professores Simone da Costa Carvalho e Aníbal Orué Pozzo.

Reflexão

O Vozes Latinas é um mecanismo estratégico de reflexão coletiva adotado pela Reitoria da UNILA em 2017, quando foram realizadas seis audiências públicas. “É um trabalho que deve ser contínuo na Universidade, independente de alteração na gestão, fortalecendo o debate sobre projetos ou instrumentos importantes de planejamento da gestão. Esperamos que essas práticas melhorem e permaneçam”, destaca a vice-reitora Cecília Angileli.

Estão programados outros três temas para debate neste semestre: Plano Diretor da Universidade, Plano de O Vozes Latinas é um mecanismo estratégico de reflexão coletiva adotado pela Reitoria da UNILA em 2017, quando foram realizadas seis audiências públicasDesenvolvimento Institucional (PDI) e Reforma Administrativa.

“Começamos pelo Ciclo Comum por sua importância para a UNILA”, diz Cecília. “Percebemos em diversos momentos que existe um questionamento sem base. Muita gente desconhece e por isso desqualifica o Ciclo Comum. Queremos fortalecer e melhorar o Ciclo Comum no que for necessário, porque esse é um espaço fundamental de articulação entre cursos e que tem como base as temáticas da América Latina”, completa.

Documentos para o debate: