Você está aqui: Página Inicial > Notícias > CONSUN elege Diana Araujo a nova reitora da UNILA

CONSUN elege Diana Araujo a nova reitora da UNILA

Lista tríplice, encabeçada pela docente, será encaminhada ao Ministério da Educação até a próxima quarta-feira (24)
publicado: 19/05/2023 16h00, última modificação: 19/05/2023 16h19

A docente Diana Araujo foi eleita reitora da UNILA pelo Conselho Universitário, que referendou o resultado da consulta pública, e elaborou a lista tríplice a ser encaminhada ao Ministério da Educação (MEC). A reunião extraordinária do CONSUN foi realizada nesta sexta-feira (19) e a lista tríplice deverá ser enviada até a próxima quarta-feira (24).

A reunião teve início com a apresentação, pela Comissão Eleitoral, do resultado da consulta pública. Na sequência, foi realizada a votação. Compõem a lista tríplice os docentes Diana Araujo, Rodne Lima e Laura Amato.

Em sua fala, após eleita, Diana disse que o objetivo é trabalhar em conjunto com toda a Universidade. “A UNILA só cresce se todas as suas partes crescerem de forma isonômica, de forma equitativa, de forma equânime, de forma integrada. Todos os cursos são fundamentais, todas as áreas são imprescindíveis, e todas as categorias terão voz, participação e serão efetivamente escutadas”, afirmou. “Nós nos comprometemos, durante a campanha, com uma gestão democrática e participativa e é isso que levaremos adiante”, completou.

Ela lembrou que, o objetivo ao disputar a Reitoria, “depois de 13 anos dessa longa jornada que é a UNILA”, foi o de buscar o crescimento da Universidade. “Nosso único interesse é que a UNILA cresça e que a gente, de fato, se torne um patrimônio da educação regional, um patrimônio da integração regional. A UNILA é uma universidade pública brasileira, mas também é uma política pública para a integração regional”, declarou.

O atual reitor, Gleisson Brito, ao cumprimentar a reitora eleita, destacou o processo de “amadurecimento institucional” pelo qual a UNILA passa e que esta é somente a segunda eleição para a escolha dos gestores. “Essa é apenas a segunda vez que vivemos esse processo de revigorar o debate sobre todos os temas que nos tocam e pelos quais anseiam a nossa comunidade.”

Sobre o período de quatro anos à frente da Reitoria, Gleisson também fez menção ao amadurecimento da Instituição. “Queria dizer da alegria e do prazer, que foi para mim e para o professor Luis Evélio, compartilhar com cada um de vocês esse período de gestão, de decisão, de debate, de amadurecimento e de crescimento junto com essa universidade e de ver como essa universidade segue florescendo, segue crescendo e promovendo a integração latino-americana.”

Assista a 32ª Assembleia Extraordinária do CONSUN: