Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunidade da UNILA ganha aplicativo para facilitar comunicação e acesso à informação

O Capi App foi desenvolvido pela CTIC e Secom e pode ser baixado a partir do site da UNILA
publicado: 16/06/2020 15h30, última modificação: 16/06/2020 16h55

A comunidade acadêmica da UNILA ganha, nesta terça-feira (16), o Capi App, uma ferramenta para auxiliar no acesso a informações do cotidiano da universidade.

Desenvolvido em conjunto pela Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTIC) e pela Secretaria de Comunicação (SECOM), o aplicativo pode ser baixado, em plataformas Android ou iOS, a partir do site da UNILA (https://app.unila.edu.br/login), que também traz um manual para orientar a sua instalação.

Nesse primeiro momento, o aplicativo traz, na tela inicial, quatro ícones que fornecem acesso direto a: informes e notificações, horários do ônibus intercampi, calendário acadêmico e os contatos de servidores técnico-administrativos, docentes e estudantes. Além disso, a barra lateral de menu traz também um atalho para a página com as informações sobre o coronavírus.

As informações e notificações a serem recebidas pelo usuário virão a partir do sistema SIG-UNILA, tanto sobre questões administrativas como acadêmicas. Então, se por exemplo, um docente disponibilizar materiais no SIGAA, o estudante irá receber uma notificação de que há informações a serem acessadas. Para receber as notificações, é importante ativar a função (veja o manual).

A finalidade principal do Capi App é a comunicação. “O aplicativo nasceu com o objetivo principal de ser um instrumento de comunicação e ganhou outras funcionalidades”, conta João Pedro dos Santos Thomé, técnico de TI e responsável pela estrutura do projeto.

Com o aplicativo será possível direcionar informações para os diferentes segmentos da Universidade (docentes, discentes, técnicos). “Temos visto que a Comunicação tem trabalhado, cada vez, mais com esse tipo de solução, que entrega a mensagem direto nos smartphones da comunidade, do público-alvo”, comenta o secretário de Comunicação da UNILA, Ramon Fernandes. “Vai aprimorar bastante nossos veículos de comunicação interna, principalmente o La Semana Unilera, e abre uma série de portas para novas estratégias que vamos desenhando à medida em que o aplicativo for se desenvolvendo também”, completa.

Como uma ferramenta para comunicação, o Capi App entrega as notificações do SIG, mas não traz todas as funcionalidades do Sistema. “É quase impossível ter o SIG no aplicativo, porque o sistema tem muita informação, mas toda a notificação lançada pelo SIG será recebida via aplicativo, no celular”, comenta João Pedro.

Para auxiliar as atividades acadêmicas, também foram incluídas as telas com o calendário acadêmico e os horários dos ônibus intercampi. A pesquisa com a comunidade interna sobre o site da UNILA, realizada no ano passado, também balizou as decisões da equipe responsável pela criação e desenvolvimento do aplicativo. Um dos aspectos mais críticos no site, segundo a pesquisa, era a dificuldade de se encontrar os ramais dos servidores, por isso, o aplicativo inclui a tela “contatos”. Por isso, é importante que os usuários atualizem suas informações de contato no SIG para que possa ser encontrado.

Vantagens

A metodologia escolhida (PWA), explica João Pedro, evita a necessidade de o app estar hospedado em lojas (Play Store - para usuários de Android - e Apple Store - para usuários de iOS). O Capi App precisa ser baixado a partir do site da UNILA, o que evita custos e facilita atualizações e eventuais correções. “O PWA usa várias tecnologias web para entregar um aplicativo muito parecido a um aplicativo nativo. E funciona em todos os sistemas operacionais”, diz.

Esta é a primeira versão do aplicativo, chamada tecnicamente de beta,  e inicia uma fase de testes, na qual a opinião do usuário será importante para definir as melhorias - que serão contínuas -, agregando, gradualmente, outras funcionalidades, como o ponto eletrônico, explica Jefferson Fausto Vaz, analista de TI, integrante da equipe de desenvolvedores e que atuou na implementação das funcionalidades e definição dos requisitos. “Ficou decidido criar essa semente que, a princípio, vai funcionar para a comunicação, esse é o conceito básico, mas pretendemos ir além disso, e começar a integrar outras funcionalidades no aplicativo para envolver mais a comunidade”, explica. “Criar o aplicativo com essa tecnologia (PWA), que é nova e de baixo custo, facilita, porque a gente conseguirá, no futuro, agregar funcionalidades sem muita burocracia. Fica mais rápido entregar outras facilidades.”

Baixe o Capi App e faça parte da nova geração unileira