Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Comunidade acadêmica da UNILA participa de mobilizações contra os cortes na educação
conteúdo

Institucional

Comunidade acadêmica da UNILA participa de mobilizações contra os cortes na educação

Assembleia Universitária será realizada nesta quarta-feira (15), a partir das 8h30, na unidade Jardim Universitário
publicado: 14/05/2019 16h41, última modificação: 14/05/2019 16h52

Estudantes, docentes e técnico-administrativos da UNILA foram convidados a participar, nesta quarta-feira (15), de uma Assembleia Universitária. Convocada pela Reitoria, a reunião tem o objetivo de esclarecer a situação e dialogar com a comunidade sobre os impactos dos cortes orçamentários realizados pelo Ministério da Educação. A primeira chamada da Assembleia será às 8h30 e a segunda chamada, às 9h. A atividade será no ginásio do Jardim Universitário.

Durante o encontro, o reitor Gustavo Oliveira Vieira vai apresentar o panorama do bloqueio orçamentário na Universidade. Além disso, haverá um momento para perguntas e questionamentos da comunidade acadêmica. “O objetivo é que a nossa comunidade se aproprie dos dados e informações da Universidade. A informação é o melhor instrumento que temos para defender a educação pública e gratuita neste momento”, salienta Vieira.

De acordo com o Regimento da Universidade, "a Assembleia Universitária é uma instância consultiva sobre temas relevantes para a comunidade da UNILA". A partir das discussões realizadas na quarta-feira, serão redigidos alguns encaminhamentos que poderão ajudar a Reitoria na tomada de decisão.

Ato unificado

Na parte da tarde, está agendado um ato unificado em defesa da educação pública. A atividade é organizada por coletivos de estudantes, servidores técnicos e servidores docentes da UNILA, Unioeste e IFPR. O ato será a partir das 15h30. Como parte da programação, serão realizadas apresentações de pôsteres de projetos de pesquisa e de extensão desenvolvidos nas Universidades e que impactam a comunidade local.