Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA lança editais para bolsas de pós-doutorado
conteúdo

Processo Seletivo

UNILA lança editais para bolsas de pós-doutorado

Financiadas pela Capes, bolsas são destinadas aos programas de pós-graduação em Engenharia Civil e em Políticas Públicas e Desenvolvimento
publicado: 01/12/2022 12h11, última modificação: 01/12/2022 12h11

Os programas de pós-graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento e em Engenharia Civil da UNILA abriram vagas para bolsistas de pós-doutorado. As bolsas são financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e têm duração de 24 meses. Cada programa lançou um edital próprio, onde consta o cronograma e os critérios de seleção. 

Políticas Públicas e Desenvolvimento

O Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Desenvolvimento (PPGPPD) oferta duas bolsas para pós-doutorado. Podem participar candidatos que tenham título de doutor há no máximo cinco anos e que tenham disponibilidade para residir na cidade de Foz de Iguaçu durante todo o período de vigência da bolsa. As inscrições estão abertas até o dia 6 de dezembro, por meio do sistema Inscreva.

No momento da inscrição, o candidato deverá enviar um plano de trabalho vinculado ao projeto integrador "Estado, Políticas Públicas e desenvolvimento territorial: uma análise interdisciplinar das capacidades estatais" e os resultados esperados. 

As informações completas sobre a seleção estão disponíveis no Edital PPGPPD 36/2022

Engenharia Civil

Podem participar da seleção de bolsistas de pós-doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil candidatos que tenham, no máximo, cinco anos de titulação do doutorado na data de implementação da bolsa, brasileiro, ou estrangeiro que possua visto permanente no país. Além disso, o candidato deve residir em Foz do Iguaçu durante o período e possuir qualificações que demonstrem capacitação para desenvolver o plano de trabalho intitulado “Emissões, uso e captura de carbono na construção: indicadores”. As inscrições seguem até o dia 15 de dezembro e as principais informações podem ser acessadas no Edital PPGECI 35/2022.

O processo de seleção acontecerá em duas fases, consistindo em análise documental e entrevista. O candidato selecionado assume compromissos com o programa de pós-graduação, especialmente na disseminação de informação e desenvolvimento de pesquisa científica/tecnológica na área de emissões, uso e captura de CO2 na construção, com foco nos objetivos para o desenvolvimento sustentável. Entre outras atividades que estão previstas no projeto, estão a preparação de conteúdos para ministrar minicursos, atuação em disciplinas do programa, coorientação em trabalhos em andamento e supervisão de projetos experimentais em desenvolvimento no Laboratório de Desempenho, Estruturas e Materiais (LADEMA).

Para mais informações, acesse a página do Programa.