Você está aqui: Página Inicial > Notícias > UNILA integra campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres"
conteúdo

Institucional

UNILA integra campanha "16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres"

De caráter anual, campanha está sendo realizada em Foz do Iguaçu desde o dia 20 e prossegue até 10 de dezembro
publicado: 28/11/2019 15h00, última modificação: 28/11/2019 16h30

O Comitê Executivo pela Equidade de Gênero e Diversidade (CEEGED), da UNILA, organiza duas atividades que integram a programação da campanha “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, realizada anualmente, desde 1991, por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU).

Os “16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres” é uma estratégia de mobilização de indivíduos e organizações, em todo o mundo, para estimular o engajamento na prevenção e na eliminação da violência contra as mulheres e meninas. Em 2019, o tema é ‘’Pinte o mundo de laranja: geração igualdade contra o estupro!” Em todo o mundo, a campanha começa no dia 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, e vai até 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos. No Brasil, a mobilização começa no dia 20 de novembro – Dia da Consciência Negra.

Uma das ações sob responsabilidade da UNILA será realizada no dia 5 de dezembro, quando haverá a exibição do filme “Estrelas além do tempo”, seguida de debate. A atividade, que é gratuita e aberta ao público, será no Auditório da UNILA-Jardim Universitário (Avenida Tarquínio Joslin dos Santos, 1000), das 8h45 ao meio-dia. O debate, que tem como tema “Mulheres fora da caixinha: lugar de mulher é onde ela quiser”, será conduzido por professoras da UNILA, do IFPR e da Unioeste. “O debate será sobre a inserção das mulheres na ciência, os avanços, dificuldades, potencialidades, o preconceito que ainda existe, a cultura machista que ainda está presente na ciência”, explica Carla Gastaldin, integrante do CEEGED.

A outra atividade sob responsabilidade do Comitê será a “Caminhada dos ODSs: rumo à igualdade de gênero”, no dia 8 de dezembro, organizada em parceria com o Centro de Referência em Atendimento à Mulher em Situação de Violência (Cram) e a Secretaria Extraordinária de Direitos Humanos e Relação com a Comunidade. A concentração será no Cram (Rua Padre Bernardo Plate, 1250) e a saída para a caminhada está marcada para as 10h. “Vamos caminhando e conversando, ao longo da Avenida Paraná, sobre os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda 2030”, comenta Regiane Tonatto, também integrante do CEEGED. A caminhada terá a participação da representante do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), Cintia Cruz. “Ela fará uma fala especial para o ODS 5, que é a Igualdade de Gênero”, completa.

A campanha em Foz do Iguaçu inclui, ainda, a inauguração do "Espaço Marielle Franco", junto ao Cram, no dia 29 de novembro, às 11h; o “Evento pela Paz em Casa”, também no dia 29, no Cras Norte (Avenida Andradina, 406); e o “Futebol pelo fim da violência", no dia 6 de dezembro, no Sinefi (Avenida Tancredo Neves, 5605). Confira a programação completa.