Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Gente > Solução inovadora em fretes de mudanças
conteúdo

Tecnologia e Inovação

Solução inovadora em fretes de mudanças

NOTÍCIAS DA GENTE

Mestrando e servidor da UNILA são premiados no Concurso Sebrae de Inovação por projeto que pretende revolucionar mercado do transporte de mudanças.
publicado: 19/01/2023 17h29, última modificação: 23/03/2023 13h46
Victor Chamorro (esq.) e Marco Polo Azevedo desenvolveram o projeto Frete Seguro.

Victor Chamorro (esq.) e Marco Polo Azevedo desenvolveram o projeto Frete Seguro.

Victor Jorge Chamorro, estudante do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas, e Marco Polo Gomes Azevedo, designer gráfico da Secretaria de Comunicação Social, obtiveram o terceiro lugar no Concurso Sebrae de Inovação de 2022. Os representantes da UNILA foram premiados pelo projeto Frete Seguro, uma solução para ligar pessoas que precisam se mudar aos prestadores de serviço de transporte de forma rápida, econômica e segura. No total, 25 equipes de várias universidades paranaenses participaram do concurso. Os três primeiros colocados participarão de um programa de aceleração para aperfeiçoamento das ideias, oferecido pelo Sebrae, e farão uma visita técnica ao ecossistema de inovação de Florianópolis/SC. 

Victor Chamorro (esq.) e Marco Polo Azevedo desenvolveram o projeto Frete Seguro.

A ideia do Frete Seguro surgiu a partir das dificuldades que Victor e Marco Polo tiveram para fazer mudança domiciliar. O projeto foi desenvolvido durante os workshops do Startup Garage, um programa do Sebrae e do Núcleo de Inovação e Tecnologia da UNILA que tem o objetivo de fortalecer o empreendedorismo e a instalação de programas de criação de startups em instituições de ensino superior. “Numa mudança grande que Victor precisou fazer do Acre até Foz ele percebeu a dificuldade que era encontrar o caminhão e profissional adequados e seguros. Quando nos conhecemos nos workshops do Garage ele mencionou os problemas e possíveis soluções que pesquisou. Rapidamente me identifiquei pelo fato de ter passado dificuldades ao fazer várias mudanças de curta distância por problemas familiares recentemente”, conta Marco Polo.

Durante o Startup Garage, a equipe estudou os problemas enfrentados na hora de contratar transporte e avaliou diversas soluções existentes. “O Startup Garage surgiu como uma oportunidade de compreender melhor e aperfeiçoar os processos de inovação e formatação de ideias. Foi uma excelente oportunidade de estudar o mundo da inovação e das etapas que compõem a formulação de ideias para novos produtos, serviços e atividades”, afirma Victor Chamorro, que é formado em Direito e especialista em Segurança Pública. Na prática, a proposta do Frete Seguro é ser um canal confiável que liga contratantes e transportadores autônomos de forma simplificada e ágil, promovendo eficiência no processo de transporte e compartilhamento de cargas e viagens. “Em sua essência e origem, este projeto surgiu como um estudo acadêmico, por isso encontrou os elementos instrutórios e apoio necessários no projeto Garage da UNILA, que o levaram a ganhar contornos teóricos, estrutura e visibilidade”, complementa.

Agora Victor e Marco Polo esperam iniciar as mentorias do Sebrae para estruturarem a Startup e poder disponibilizar o serviço ao público. “Estamos com o protótipo montado. Entramos agora no desafio tecnológico de transformar esse protótipo em um Mínimo do Produto Viável (MPV), isto é, o mínimo que o sistema precisa para funcionar e ser lançado para o público. Com isso vem as testagens, validações e aprimoramentos”, explica Marco Polo.