Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Gente > Servidora da UNILA é finalista de competição de tecnologia da IBM
conteúdo

Institucional

Servidora da UNILA é finalista de competição de tecnologia da IBM

Notícias da Gente

A publicitária da SECOM, Priscilla Domingues, foi finalista da Maratona Behind the Code, uma competição virtual organizada pela IBM – uma das maiores empresas do mundo no ramo de tecnologia
publicado: 06/09/2019 12h25, última modificação: 06/09/2019 12h27

A publicitária da SECOM, Priscilla Domingues, foi finalista da Maratona Behind the Code, uma competição virtual organizada pela IBM – uma das maiores empresas do mundo no ramo de tecnologia. O nome da competição – que durou 42 dias – sugere uma analogia aos 42 quilômetros da prova de uma maratona. Mas essa disputa consistiu “em nove desafios de negócios, com foco em inovação tecnológica, envolvendo Inteligência Artificial, Machine Learning, Internet das Coisas (IoT), Blockchain, entre outros”.

A servidora explica que a competição, que teve mais de 26 mil inscritos, foi composta de oito provas online. Essas etapas, realizadas a distância, “geraram um ranking entre todos os participantes. Os 100 melhores colocados ganharam uma viagem à Praia do Forte, na Bahia, para disputar o desafio final presencialmente. O prêmio final era uma viagem para São Francisco, na Califórnia, para uma imersão no Laboratório IBM, para os cinco primeiros lugares”.

Priscilla comenta que, para ela, a maior surpresa foi ter sido a única participante que não era de TI a ter chegado à final. Ela explica que seu interesse por essa área surgiu devido ao “potencial que a tecnologia tem de facilitar e melhorar a vida das pessoas. Isso é algo que me inspira bastante e fez eu sentir vontade de me aprofundar nessa área”. Além disso, a publicitária salienta que, embora esse ramo ainda seja predominantemente masculino – havia somente oito mulheres entre os 100 finalistas –, atualmente já “existem muitos recursos gratuitos para estudo e vários projetos que incentivam mais mulheres a entrar na área de tecnologia, o que também é um grande incentivo”. A servidora espera que ela e as outras sete competidoras sirvam como referência para que, nas próximas edições do concurso, mais mulheres sintam-se encorajadas a participar.

Ela comenta que, ao longo do desafio, ganhou dois cursos de capacitação na área de desenvolvimento de sistemas e que agora o seu objetivo é se aperfeiçoar para poder aplicar essas ferramentas no seu trabalho com Comunicação. “Foi a primeira vez que participei de uma competição de tecnologia, foi uma experiência de aprendizado desafiadora e, ao mesmo tempo, muito motivadora”.

A comunicadora considera que aprender algo novo, diferente da área de formação, é importante para dar vazão à criatividade. “O fato de eu ser a única finalista que não era da área de TI foi uma surpresa, mas mostrou que a transformação digital vai além dos códigos, é uma nova forma de pensar o mundo e de desenvolver soluções criativas para melhorar a vida das pessoas, algo importante pra qualquer profissional”, pontua Priscilla.

registrado em: , ,