Você está aqui: Página Inicial > Notícias da Gente > "Sem revoluções": uma obra sobre história (e) política
conteúdo

Institucional

"Sem revoluções": uma obra sobre história (e) política

Notícias da Gente

Nesta pesquisa, a professora Renata Peixoto faz uma análise de três países neoliberais da América Latina, nos quais não houve revolução popular para que esses eles se tornassem democracias
publicado: 19/09/2019 17h09, última modificação: 20/09/2019 14h04

Excelente pedida para quem se interessa por história e política, o livro “Sem revoluções – os dilemas das democracias neoliberais andinas”, publicado pela Editora Appris, foi lançado no dia 29 de junho deste ano. A autora, professora Renata Peixoto de Oliveira, realizou um evento de lançamento durante uma tarde de autógrafos, em uma cafeteria no centro de Foz do Iguaçu. Nessa pesquisa, Renata realiza uma análise de três países da América Latina nos quais não houve revolução popular para que eles se tornassem democracias – são eles: Chile, Colômbia e Peru. Portanto, “não é um livro sobre revoluções, é justamente o contrário. É um livro sobre três experiências andinas que não passaram por revoluções democráticas, no sentido político, econômico, social e epistêmico”.

No último dia 13, a professora participou do programa Entrelivros, da Rádio RCI, no qual teve a oportunidade de explicar um pouco sobre esse projeto. “Esses países foram escolhidos por que o tema e objetivo da pesquisa era considerar as experiências andinas que se mantiveram atreladas ao modelo neoliberal representando um traço de continuidade com o modelo político e econômico em voga na região durante os anos 1980 e 1990”, explica Renata.

A pesquisadora conta que o seu interesse sobre a região andina começou durante o seu doutorado, ocasião na qual pesquisou a chegada dos governos de esquerda na América Latina, com foco na experiência venezuelana. "Estudei a Política Externa do governo Hugo Chávez a partir das disjuntivas Petróleo e Democracia". Contudo, a professora relata que, após ingressar no corpo docente da UNILA, deu início a um novo projeto de pesquisa, cujo foco estava em analisar casos não estudados em sua tese de doutorado.

A docente destaca alguns dos principais dilemas dessas três democracias, debatidos em seu livro: “o principal questionamento posto é sobre a relação entre regime democrático e um modelo de desenvolvimento econômico que é excludente, por excelência. O dilema, então, é compreender a associação entre democracia e neoliberalismo. O dilema é pensar esta associação na América Latina e, em particular, nessas três sociedades, nos últimos 30 a 40 anos”.

Renata afirma que resolveu escrever sobre esses três países, especificamente, devido ao fato de suas histórias serem pouco estudadas no Brasil, inclusive na UNILA. “O Chile se apresenta ainda refém de um modelo político protegido e amarrado pela Ditadura Pinochet que deixou o seu legado econômico como baluarte do neoliberalismo; a Colômbia enfrenta os percalços de um processo de paz que estagnou e o Peru enfrenta uma das suas maiores crises políticas desde a experiência autoritária de Fujimori". No caso peruano, há ex-presidentes presos, um foragido, uma renúncia presidencial e um ex-presidente que se suicidou este ano. "E o quanto estamos acompanhando destes processos?”, questiona a escritora. Então, fica o convite à reflexão.

Além do evento de lançamento e do convite para participar de um programa de rádio, em agosto a docente proferiu uma palestra na UNILA para abordar o tema pesquisado. A autora ainda pretende apresentar o livro em outros eventos, como a 2ª SIEPE e também a Feira do Livro de Foz do Iguaçu, que acontecerão em outubro. A obra está disponível para venda pela internet, nas principais livrarias do país, e também pode ser adquirida com desconto pelo site da Editora Appris

Se você conhece alguma história legal para ser publicada aqui, cadastre um ticket no COMUNICA para o La Semana Unilera.