conteúdo

Objetivo

publicado 05/04/2019 15h00, última modificação 08/05/2019 18h40
O PPGRI tem como finalidade principal formar e desenvolver profissionais, em especial na América Latina e Caribe, com uma ampla, refinada e crítica leitura da realidade e política internacional, a partir do desenvolvimento de pesquisas qualificadas que busquem incidir na realidade social latino-americana.

Focar na formação de discentes com competências e habilidades, assim como ferramentas teórico-conceituais, necessárias e indispensáveis, tanto para uma análise aprofundada das dinâmicas e práticas que se desenvolvem no cenário internacional, quanto para uma atuação qualificada nas diferentes esferas e organizações da política internacional.

O PPGRI centra-se, sobretudo, no estudo dos diferentes atores, dinâmicas, fluxos e processos que pautam a realidade internacional, tendo em conta uma problematização aprofundada das esferas política, econômica, social e cultural do cenário internacional. Concomitantemente, busca-se o alargamento do debate teórico vigente na disciplina, tanto no plano nacional quanto no plano internacional, ao dar voz e priorizar paradigmas teóricos e instrumentos conceituais até então marginalizados nesta área.