Você está aqui: Página Inicial > Mestrado > Mestrado em Engenharia Civil > Proficiência
conteúdo

Proficiência

publicado 16/04/2020 15h38, última modificação 26/02/2024 08h42
Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil (PPGECI)

Resumo

Será exigida a comprovação de proficiência no idioma espanhol ou português e no idioma inglês para os discentes do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, podendo tal comprovação ocorrer no ato da matrícula no curso ou até a data do exame de qualificação.

Pré requisitos

  • Será exigida a comprovação de proficiência no idioma espanhol ou português e no idioma inglês para os discentes do Curso de Pós-Graduação em Engenharia Civil, podendo tal comprovação ocorrer no ato da matrícula no curso ou até a data do exame de qualificação.
  • Os discentes oriundos de países de língua inglesa, espanhola ou portuguesa, ou aqueles com graduação ou pós-graduação realizada em língua inglesa, espanhola ou portuguesa serão considerados proficientes nessas línguas.
  • Os discentes, além da língua inglesa, deverão demonstrar proficiência em língua portuguesa ou espanhola. Casos realizados por meio de certificado obtido em exame de proficiência, fornecido por instituição reconhecida, a nota mínima exigida para aprovação é 60% do valor da prova.
  • Serão considerados válidos certificados obtidos em exames de proficiência em língua estrangeira expedidos em até 5 anos anteriores da data de matrícula como aluno do programa.
  • As solicitações de proficiência devem ser protocoladas na secretaria do programa e avaliadas pela omissão de proficiência do PPGECI.
  • A comissão de proficiência  terá 30 dias para devolutiva do resultado da proficiência pela comissão, quando em período letivo. Em período de férias, não serão conduzidas avaliações, salvo disponibilidade docente.
  • Quando o certificado não apresentar a escala de medida (nota máxima da prova) ou a porcentagem de acerto do exame de proficiência, o discente deve incluir uma declaração da instituição indicando a nota máxima da prova (ou a porcentagem de acerto).
  • Serão aceitos os certificados dos seguintes exames de proficiência em língua inglesa, padronizados com as respectivas pontuações mínimas:
Exame Pontuação mínima
Exame Idiomas sem fronteiras TOEFL ITP (Institutional Testing Program) 400
TOEFL iBT (Test of English as a Foreign Language) 53
IELTS (International English Language Testing System) 4.5
Duolingo English Test 5.0
TOEIC (Test of English for International Communication) 500


MET (Michigan English Test) 

Reading: 53 ou B2
Writing: 53 ou B2

Exame de Proficiência em Leitura e Compreensão em Língua Estrangeira, por meio de prova escrita discursiva na LÍNGUA INGLESA, realizado pelo Programa de Ensino de Línguas - PEL , regulamentado pela Resolução Nº 083/2003-CEPE, de 29/07/2003 - UNIOESTE.

 

Certificado Emitido e Registrado pelo Sistema Coopex em Língua Inglesa, em conformidade com o Regimento Institucional do Centro Universitário Assis Gurgacz - FAG, credenciado pela Portaria n. 190, de 05/04/2008, publicado no Diário Oficial da União - DOU de 06/04/2008 e pelo Regulamento Institucional da Coordenação de Extensão - COOPEX www.fag.edu.br/coopex 

Regularização

O discente deve enviar e-mail (para secretaria.ppgeci@unila.edu.br) com o título: PROFICIÊNCIA + NOME DO ALUNO;

comprovante(s) de proficiência em arquivo(s) anexo(s);

e no corpo do e-mail deve identificar o critério atendido para o alcance da proficiência.

Normativas

REGIMENTO (NORMA DO CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA CIVIL)

DELIBERAÇÃO DO COLEGIADO DO PPGECI 01/2018

GUIA DISCENTE

A página está desatualizada ou não encontrou o que procurava?
Escreva para a secretaria no e-mail: secretaria.ppgeci@unila.edu.br