Você está aqui: Página Inicial > Informes > Visitas guiadas à Guarda Municipal

Visitas guiadas à Guarda Municipal

CEEGED organizou duas visitas guiadas à Guarda Municipal, nos dias 30 de novembro e 5 de dezembro, das quais participaram filhas de servidoras(es) e alunas(os) da UNILA, além de crianças do Bubas. Ação fez parte dos “21 dias de ativismo pelo fim da violência contra as mulheres”.
publicado: 08/12/2022 15h12, última modificação: 08/12/2022 15h15

O Comitê Executivo pela Equidade de Gênero e Diversidade da UNILA (CEEGED) – em parceria com a Patrulha Maria da Penha, a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e o Observatório de Gênero da Universidade – organizou, nos dias 30 de novembro e 5 de dezembro, visitas guiadas à Guarda Municipal, ocasião em que participaram filhas de servidoras(es) e alunas(os) da UNILA e também crianças do bairro Bubas. O evento integrou a programação dos “21 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres”, principal campanha anual nesta área e que reúne iniciativas de diversas entidades de Foz.

Na primeira edição, o evento contou com a participação de meninos e meninas, já este segundo encontro foi realizado exclusivamente com a presença de meninas. Durante a visita, além de conhecer a estrutura utilizada pela Guarda Municipal e conhecer o secretário de Segurança Pública, as crianças participaram de uma conversa sobre violência contra as mulheres. Entre os temas abordados pelas representantes da Patrulha, da UNILA e da Secretaria de Direitos Humanos, estavam os diversos tipos de violência sofrida pelas mulheres, especialmente as que estão descritas na Lei Maria da Penha: física, psicológica, sexual, moral e patrimonial.

Além disso, o debate com as crianças incluiu a relevância do estudo e da independência feminina, bem como a importância da ocupação de espaços de liderança pelas mulheres. Também foi abordada a necessidade da divisão de tarefas domésticas e de cuidado com os filhos, como alternativa por meio da qual as mulheres podem ter tempo livre para lutar por objetivos pessoais e profissionais. As crianças receberam um lanche e, então, o encontro foi finalizado quando elas conheceram as viaturas da Patrulha Maria da Penha e puderam ouvir os diversos toques da sirene.

De acordo com o CEEGED, ações como esta são de suma importância para prevenir situações de violência de gênero, bem como para preparar as meninas para reconhecerem e enfrentarem tais situações. O empoderamento de meninas e mulheres é importante para construir uma sociedade mais justa e equitativa. Por isso, a “igualdade de gênero” foi considerada um dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU. Os chamados “ODS” são os objetivos traçados para serem alcançados até o ano de 2030, cujo compromisso foi assinado  em 2015 por 193 países.

registrado em: ,