Você está aqui: Página Inicial > Informes > Visita técnica
conteúdo

Pesquisa

Visita técnica

A equipe do Projeto “Micropoluentes em águas superficiais da BP3” visitou laboratórios da USGS, instituição científica de estudos em recursos naturais, dos Estados Unidos.
publicado: 06/09/2022 15h59, última modificação: 06/09/2022 17h12

No final do mês de agosto, integrantes do Projeto “Micropoluentes em águas superficiais da BP3” visitaram as instalações do Serviço Geológico dos Estados Unidos da América (USGS). O objetivo da atividade foi conhecer a infraestrutura laboratorial, equipamentos analíticos de alta performance, logística, intercâmbio e capacitação para avanços tecnológicos e científicos em recursos hídricos. A equipe esteve nos laboratórios da Universidade de Minnesota e no Laboratório Nacional de Qualidade de Água dos Estados Unidos. Os integrantes do projeto participaram também de atividades de campo envolvendo amostragens de água para a análise de qualidade e sedimento.

A equipe técnica foi formada pela professora Gilcélia Cordeiro, coordenadora do Projeto pela UNILA, e mais oito pessoas, sendo seis funcionários de Itaipu das duas margens e dois colaboradores do Parque Tecnológico Itaipu (PTI). A cada visita, a bióloga de Itaipu Jussara Elias de Souza apresentou às instituições um briefing sobre a Itaipu, o PTI e a UNILA. 

O roteiro com visitas aos laboratórios e atividades de campo incluíram as cidades de Minneapolis, Cedar Rapids e Denver. Os laboratórios de pesquisa visitados na Universidade de Minnesota são especializados em quantificação de micropoluentes, modelagens hidrológicas qualitativas e quantitativas e colaboração por meio de estruturas multiusuários. Entre os locais que a equipe conheceu está o Laboratório de Espectrometria de Massa, que é reconhecido pela expertise, metodologia e instrumentação de última geração. 

Já o Laboratório Nacional de Qualidade de Água está localizado no campus do Denver Federal Center, em Lakewood. É um laboratório de pesquisa ambiental que concentra todas as análises de qualidade de água dos Estados Unidos e é especializado em análises químicas em nível de traços e ultratraços na água. Muitos dos métodos de análise química são desenvolvidos para as investigações científicas do USGS e não estão disponíveis em nenhum outro lugar, o que torna a visita técnica uma oportunidade única para aprimoramento de técnicas. O local tem ampla capacidade analítica ambiental usando protocolos de campo e métodos laboratoriais padronizados, coletando, gerenciando e divulgando informações com base científica que descreve a quantidade e a qualidade da água do País. 

Projeto “Micropoluentes em águas superficiais da BP3”

Desenvolvido em parceria pela UNILA, Itaipu e PTI, o projeto realiza pesquisa de monitoramento de micropoluentes na Bacia do Paraná 3 e na região do Alto Paraná, no Paraguai, sendo uma importante oportunidade para troca de experiências entre as equipes técnicas.

registrado em: ,