Você está aqui: Página Inicial > Informes > Setembro Amarelo
conteúdo

Institucional

Setembro Amarelo

Em alusão ao Setembro Amarelo, campanha de prevenção ao suicídio, e entendendo a educação como ferramenta efetiva de saúde mental, a Seção de Psicologia da PRAE convida toda a comunidade a se conscientizar sobre o tema e participar das atividades programadas para este mês.
publicado: 06/09/2022 17h19, última modificação: 06/09/2022 17h39

A campanha Setembro Amarelo faz referência ao Dia Mundial de Prevenção ao Suicídio (10 de setembro), estabelecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS). A partir da década de 1990, a OMS começou a tratar o fenômeno como um problema relevante de saúde pública mundial.

O suicídio e a tentativa de suicídio são atos extremos contra a própria vida e manifestam um sofrimento insuportável vivido pelas pessoas que os praticam. Trata-se de um fenômeno complexo e multideterminado, que envolve uma interação de fatores socioeconômicos, geracionais, culturais, psíquicos e psicopatológicos. 

Em relação à rede de apoio social, esta pode constituir-se como um fator de proteção à tentativa de suicídio, a depender da qualidade e forma como as relações estão estabelecidas. A ausência de vínculos interpessoais significativos aumenta a probabilidade dos comportamentos suicidas (Goulart, 2019).

É importante ficar atento aos sinais de alerta, como tristeza intensa, isolamento social, perdas recentes e rompimentos de vínculos afetivos, perda do interesse por atividades que antes praticava, entre outros. A melhor forma de descobrir se alguém pretende ou pensa em se machucar ou pensa em tirar a própria vida é perguntando isso diretamente à pessoa. Identificando a intenção, orienta-se que a ajude a buscar apoio psicológico, médico, social, familiar, etc. Para saber como, o que e qual o momento para perguntar, acesse as Cartilhas para Prevenção de Automutilação e Suicídio (documento 1 / documento 2) . 

- Dando sequência à campanha deste ano, será publicado, na próxima semana, um texto orientativo sobre o fluxo de atendimento em saúde mental;

- No dia 20 de setembro, às 14h, na Unidade Jardim Universitário (na sala C108), acontece a Oficina “Primeiros Cuidados: Como acolher alguém em sofrimento psíquico?”. A ação tem o objetivo de dialogar acerca do que fazer quando alguém próximo está em crise, e será ministrada pelo psicólogo Rodrigo Daniel Trevizan, da SEPSICO/PRAE. As inscrições estão abertas via formulário eletrônico; 

- Já no dia 21 de setembro, às 14h, na Unidade Jardim Universitário (sala G101), será realizada a mesa redonda “Saúde mental e prevenção ao suicídio”, que terá a participação da psicóloga Ana Paula de Freitas Araújo, autora da tese de doutorado “Significados do comportamento suicida para profissionais e usuários nos contextos da atenção básica em saúde e assistência social”, e do enfermeiro e chefe da Divisão de Equipamentos de Saúde Mental de Foz do Iguaçu, Antônio Batista Santana Jr,  com a mediação do psicólogo Alisson Silva Ferreira, da SEPSICO/PRAE. Inscreva-se.

Texto: Seção de Psicologia (SEPSICO)

 

Referências:

Goulart; Paola Nunes (2019) “Significados da tentativa de suicídio para sujeitos atendidos na emergência de um hospital geral”. Dissertação de mestrado em psicologia pela UFSC. Acesso em  https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/215348;

Quesada; Andrea Amaro (2020). Suicídio na atualidade. Orgs: Andrea Amaro Quesada, Antônio Gilberto Ramos Nogueira, Carlos Henrique de Aragão Neto e Vagner Silva Ramos Filho. – Fortaleza: Fundação Demócrito Rocha.