Você está aqui: Página Inicial > Informes > Semana Integrada dos Cursos do CITAD
conteúdo

Institucional

Semana Integrada dos Cursos do CITAD

SINTEGRA irá reunir o 1º Seminário Nacional de Planejamento Territorial, a 4ª Semana Acadêmica da Arquitetura e a 8ª Semana Acadêmica da Geografia. Atividades serão realizadas de 21 a 26 de novembro.
publicado: 21/10/2022 15h05, última modificação: 24/10/2022 15h51

A Semana Integrada dos Cursos do CITAD 2022 (SINTEGRA), programada para o período de 21 a 26 de novembro, contará com três eventos: o 1º Seminário Nacional de Planejamento Territorial, a 4ª Semana Acadêmica da Arquitetura e a 8ª Semana Acadêmica da Geografia. Com a temática o “Planejamento territorial, urbano e regional na América Latina e no Caribe”, as atividades serão realizadas no PTI e têm como objetivo principal reunir pesquisadores, professores, estudantes, técnicos, gestores, entre outros interessados no tema, para criar e aprofundar oportunidades para troca de conhecimentos e experiências teóricas e práticas. Além disso, buscará acumular expertise de forma a aprofundar algumas das condições necessárias para implementação de uma pós-graduação em Planejamento Territorial, Urbano e Regional na UNILA. As inscrições para a SINTEGRA estão abertas e podem ser feitas no site do evento.

As semanas acadêmicas das áreas de Geografia e de Arquitetura e Urbanismo da UNILA terão diversas atividades (como oficinas, apresentações científicas e artísticas, espaços de diálogo e debates), que estão sendo organizadas por discentes, técnico-administrativos e docentes do Centro Interdisciplinar de Território, Arquitetura e Design (CITAD). A programação completa dos eventos será divulgada em breve.

Por sua vez, o 1º Seminário Nacional de Planejamento Territorial da UNILA visa promover uma reflexão em torno das principais teorias, métodos e práticas do Planejamento Territorial no período contemporâneo. Para dar conta deste objetivo, serão convidados professores(as) e pesquisadores(as) que são referência na área, com o intuito de promover trocas de conhecimento acadêmico e científico com a comunidade da UNILA e com membros da comunidade externa, profissionais da área de planejamento e assim fortalecer o processo de implementação de uma pós-graduação stricto sensu na Universidade, cujo projeto já está em desenvolvimento.

Programa de pós-graduação

A institucionalização de um programa de pós-graduação de caráter interdisciplinar, para aprofundar o conhecimento teórico-prático-metodológico sobre o planejamento territorial na América Latina, constitui-se em uma urgência em uma universidade temática, internacional, como a UNILA, principalmente por conta de seu papel estratégico na lida com a realidade de uma região, como a América Latina e o Caribe, profundamente desigual, e com inúmeras carências e necessidades territoriais e sociais.

As pesquisas a serem levadas adiante, tanto na produção de dissertações, inicialmente, e de teses doutorais em uma segunda etapa, quanto na pesquisa dos professores e das redes de pesquisadores que se constituirão em torno do programa, visam contribuir com o processo histórico de conhecimento sobre essa temática na América Latina e fazer avançar os conhecimentos teórico-práticos, os diagnósticos e seus métodos de elaboração.

Quanto à dimensão extensionista da proposta, ela encontra-se com a possibilidade de difusão e troca de conhecimentos com pesquisadores, técnicos e outros trabalhadores das áreas e setores governamentais ligados ao planejamento territorial, urbano e regional, e de setores privados interessados na temática do evento. No caso de Foz do Iguaçu, servidores da Prefeitura, em especial das secretarias de Planejamento e Captação de Recursos, de Obras, de Saúde, de Educação, dentre outras, e do Gabinete do Prefeito, fazem parte do público-alvo. A iniciativa também envolverá órgãos estatais de planejamento de Ciudad del Este e de Puerto Iguazú.

A realização de um evento científico e acadêmico sobre planejamento territorial, urbano e regional na UNILA, tem como fundamentação diversas pesquisas, estudos e projetos que vêm sendo desenvolvidos na Universidade e que têm possibilitado acúmulo de conhecimento e de experiências na área.

A organização do atual evento é um dos passos dados na direção da institucionalização de um programa de pós-graduação sobre o planejamento territorial na América Latina e no Caribe. Outros foram a criação do Laboratório de Cartografia Temática Digital, Sistemas de Informações Geográficas e Planejamento Territorial, já em funcionamento no Bloco Barrageiros do PTI; o registro de diversos projetos de pesquisa por vários docentes; a participação em eventos e a orientação de trabalhos de pesquisa na Universidade.

Os eventos promoverão a realização de um laboratório vivo para disseminação dos conhecimentos, ainda preliminares, produzidos na temática, o intercâmbio de experiências entre pesquisadores de diferentes gerações, o estímulo ao desenvolvimento de novas temáticas e de linhas de pesquisa, a escrita de projetos, dentre outras ações esperadas.

A história do conhecimento e das práticas sobre planejamento territorial – ou planejamento urbano e regional, como tem sido mais insistentemente denominado na América Latina  exige um conhecimento sistemático, diante dos distintos significados e práticas com os quais o termo "planejamento" tem sido usado, continental, regional, nacional ou localmente (regional ou municipal).

Reconstituir essa história, suas teorias com respectivas influências e práticas em um mundo onde a previsibilidade e o planejamento, por consequência, terão de ser retomados, justifica a organização deste 1º Seminário Nacional de Planejamento Urbano e Regional na UNILA, base para a criação de um programa de pós-graduação na Universidade, ação a ser levada a execução em 2023. O evento foi organizado para ocorrer em diferentes formatos complementares entre si: conferências, espaços de diálogo e debates (EDs), oficinas, mostras artísticas e culturais, cinedebate, entre outros.

Os contatos para dúvidas são o e-mail james.junior@unila.edu.br e o WhatsApp (45) 99125-0501.