Você está aqui: Página Inicial > Informes > Saúde mental da população jovem
conteúdo

Institucional

Saúde mental da população jovem

De autoria do psicólogo Rodrigo Daniel Trevizan (DEAS), o segundo texto da série sobre a Semana da Saúde de Jovens e Adolescentes aborda o tema “O jovem e a saúde mental”.
publicado: 19/09/2022 16h50, última modificação: 21/09/2022 17h23

A reflexão sobre a saúde mental é algo fundamental em todas as etapas da vida. Embora essa deva ser uma preocupação constante em todas as idades, a juventude apresenta algumas caraterísticas que tornam esse tema ainda mais pertinente.

É durante a juventude que as pessoas adquirem mais responsabilidades, processo esse que traz muitos ganhos, mas também muitos conflitos. O núcleo familiar tende a perder a centralidade na vida do(a) jovem e ele(a) precisa buscar outras referências para constituir sua identidade. Nesse período, também começam ou aumentam as preocupações com a subsistência financeira e com projetos de futuro. Também é comum a desconstrução de alguns valores e referências, bem como um acesso facilitado a substâncias psicoativas e novas pressões de diferentes grupos sociais. O ingresso à vida adulta traz autonomia, que é um processo libertador, mas que ocorre através de algumas crises (emocionais, materiais, morais, sociais etc). 

É também no início da idade adulta que muitos transtornos mentais surgem ou se intensificam, contrariando a ideia comum de que todos os problemas mentais começam na primeira infância. O ingresso ao mundo do trabalho e/ou ao ensino superior traz muitos desafios para os quais nem sempre a pessoa está totalmente preparada.

Por esses e outros motivos, é fundamental que os(as) jovens tenham um cuidado especial com sua saúde, seja ela mental, física ou social. Para saber mais sobre o tema, ouça o podcast “Saúde mental é fundamental”, uma conversa entre Maria de Los Ángeles Cañon Machado, estudante de Saúde Coletiva da UNILA, e Rodrigo Daniel Trevizan, psicólogo da PRAE.   

Texto: Departamento de Atendimento à Saúde do Estudante (DEAS)

registrado em: , , ,