Você está aqui: Página Inicial > Informes > Revisitando as memórias de Itaipu durante a quarentena

Revisitando as memórias de Itaipu durante a quarentena

Projeto de extensão busca registrar memórias do período da construção da hidrelétrica e produzir um acervo sobre a história local
publicado: 21/07/2020 16h09, última modificação: 21/07/2020 16h09

Professores e estudantes do curso de História convidam antigos trabalhadores e trabalhadoras de Itaipu e suas famílias a revisitar fotografias e memórias familiares durante este período de isolamento social. A ideia é estimular a produção de depoimentos e a digitalização de fotografias antigas, recortes de jornal, cartas ou antigas carteiras de trabalho. Todos os registros podem ser realizados em casa a partir de um aparelho de celular.

Os interessados em participar poderão gravar áudios ou vídeos contando sobre sua chegada à cidade, as histórias que viu ou viveu no trabalho, sobre o bairro em que vivia, a escola, as festas, os sonhos e as dificuldades daquele período. Os registros podem ser enviados para a equipe por e-mail (memosubterranea@gmail.com / ana.uhle@unila.edu.br / endrica.geraldo@unila.edu.br / tiago.bonato@unila.edu.br), pelo WhatsApp (45 98808-5380) ou pela página do projeto no Facebook.

A atividade faz parte do projeto de extensão “Memórias subterrâneas: produção de acervo e espaços de diálogo sobre cotidiano, violência e resistência dos trabalhadores de Foz do Iguaçu”, que busca registrar memórias do período da construção da Usina Hidrelétrica de Itaipu e produzir um acervo sobre a história local. O projeto tem a coordenação das professoras Ana Rita Uhle e Endrica Geraldo e do professor Tiago Bonato.