Você está aqui: Página Inicial > Informes > Orientações da equipe de saúde para os(as) estudantes

Vida Universitária

Orientações da equipe de saúde para os(as) estudantes

ESTUDANTES

Orientações gerais da PRAE em relação à telemedicina, afastamentos para tratamento de saúde, prevenção ao coronavírus, atendimento na rede de saúde pública e cuidados com a saúde mental
publicado: 19/10/2021 17h54, última modificação: 19/10/2021 17h54

O Departamento de Atendimento a saúde (DEAS), da PRAE, informa sobre os seguintes serviços/ atendimentos:

• Telemedicina
    O atendimento online aos estudantes com telemedicina e teleorientação será mantido enquanto durarem as aulas remotas. O atendimento é realizado por agendamento e pode ser solicitado através do e-mail saude.deas@unila.edu.br. Em caso de dúvidas, ligue para 3522-9808.
  • Afastamentos para tratamento de saúde
    Mesmo com o ensino remoto, pode acontecer do(a) discente necessitar afastar-se de suas atividades acadêmicas para tratamento de sua própria saúde. Nesses casos, o DEAS continua fazendo a abertura dos processos de afastamento, que devem ser solicitados via SIGAA na aba solicitações, onde consta, detalhadamente, o que é necessário, além do upload do atestado. O processo deverá ser acompanhado via e-mail, já que o(a) discente é colocado como interessado(a). Observação importante: na apresentação de atestados, esses documentos seguem uma série de normas para que sejam válidos, nos arquivos para solicitação eletrônica (portuguêsespanhol) têm a descrição de como esses atestados devem ser para que sejam aceitos.
  • Prevenção ao coronavírus
    As ações de prevenção ao coronavírus continuam essenciais para o atual momento da pandemia, por isso o uso de máscaras, o distanciamento social e a higienização constante das mãos (com água e sabão ou com álcool 70%) seguem presentes na rotina diária. Em caso de febre, tosse, dor de cabeça, coriza, dor de garganta, falta de ar, dor muscular, perda de paladar e/ou olfato e conjuntivite, entre em contato com o plantão coronavírus no 0800 645 5655 ou no 3521-1800 (WhatsApp) e siga as orientações.
  • Atendimento de saúde na rede pública
    O atendimento do SUS realizado nas unidades básicas de saúde (UBS) também estão disponíveis. Sempre busque atendimento levando seus documentos pessoais e seu cartão SUS.
    Já o atendimento de urgência ou emergência é realizado pelas UPAs  e a mais próxima da UNILA é a UPA João Samek, na rua Iacanga, 330 – Jardim das Palmeiras; caso seja necessário, o SAMU pode ser acionado pelo telefone 192, e o SIATE pelo 193. Os cuidados com sua saúde mental são essenciais e não devem ser negligenciados, as UBS do município dispõem de atendimento psicológico, além do atendimento disponibilizado pela equipe de psicologia da UNILA. Mais informações estão disponíveis na página da Seção de Psicologia da PRAE.

Também estão disponíveis, na página da PRAE, informações sobre a rede básica de saúde de nossa cidade e como acessar esses serviços.