Você está aqui: Página Inicial > Informes > Iniciação científica
conteúdo

Pesquisa

Iniciação científica

ESTUDANTES

Veja a lista de projetos de pesquisa que estão com processos seletivos abertos para estudantes interessados em realizar iniciação científica.
publicado: 19/07/2022 15h44, última modificação: 19/07/2022 15h49

Confira, abaixo, as informações acerca dos processos seletivos organizados por projetos de pesquisa e que são voltados a discentes de cursos de graduação que tenham interesse em participar de atividades de iniciação científica: 

- Pesquisa “Variação linguística: geoprosódia, línguas em contato e ensino”

O projeto está selecionando bolsista para desenvolver o plano de trabalho “Análise de variedades linguísticas do espanhol/português para fins didáticos”. Interessados devem encaminhar um e-mail para a coordenadora do projeto, professora Natalia Figueiredo (natalia.figueiredo@unila.edu.br), até o dia 21 de julho, demonstrando interesse e possíveis experiências prévias e outras pesquisas e/ou ações. As entrevistas serão realizadas na sexta-feira (22), em horário a definir. São requisitos para participar da seleção o interesse no tema da pesquisa e disponibilidade de tempo para possibilidade de realização de coleta de dados e análise de amostras de fala e de materiais didáticos para ensino de língua adicional. Entre os objetivos da pesquisa, constam: organizar o corpus de fala já existente, por categorias, para seleção da análise dos dados; realizar discussão teórica sobre as variedades linguísticas do espanhol e do português; desenvolver ferramentas de análise e divulgação dos dados para fins didáticos; e avaliar o material desenvolvido em atividades práticas na Instituição.

- Pesquisa “Interfaces - Arte & Saúde”

Estudantes interessados em participar do processo seletivo para iniciação científica no plano de trabalho "Técnicas do Teatro Playback em auxílio ao reconhecimento de traumas em situação de pandemia" devem agendar entrevista até o dia 21 de julho, pelo e-mail fernando.faria@unila.edu.br. As atividades compreenderão os meses de setembro de 2022 a outubro de 2023. Será dada prioridade a discentes do curso de Música ou com experiência na área musical.

- Pesquisa “Expansão e crise democrática na América Latina”

Discentes matriculados nos cursos de História (bacharelado ou licenciatura), Antropologia ou Ciência Política e Sociologia podem participar do processo de seleção relacionado a atividades de iniciação científica no plano de trabalho “Redes políticas evangélicas e cruzada antigênero na América Latina”. Para se candidatar, envie um e-mail, até 21 de julho, para viviane.araujo@unila.edu.br, com o histórico escolar, telefone para contato (preferencialmente WhatsApp) e uma carta de apresentação justificando seu interesse na pesquisa. É necessário que o estudante não tenha data de conclusão do curso antes de 2023.2 e não esteja vinculado a outra bolsa (exceto auxílio-permanência).

- Pesquisa “Módulos Linearmente Topologizados”

Foi lançado o processo de seleção de estudantes para realização de iniciação científica (com possibilidade de bolsa) no plano de trabalho "O teorema do ponto fixo de Banach e aplicações". Os requisitos para concorrer a esta vaga são: ter sido aprovado na disciplina de Cálculo I (também é desejável  não obrigatório  aprovação na disciplina de Análise Real I); não ter previsão de colação de grau durante a vigência do programa (1º de setembro de 2022 até 31 de outubro de 2023); não ter com pendências com a PRPPG; e não possuir relação de trabalho e qualquer modalidade de bolsa em outro projeto ou programa, exceto bolsas assistenciais, de manutenção ou de permanência, as quais possuem finalidades distintas da iniciação científica. Os interessados devem enviar, até 22 de julho, o histórico escolar para o e-mail patricia.mauro@unila.edu.br, com um breve relato de suas atividades anteriores na Universidade (monitorias, participação em projetos de extensão e pesquisa, bolsas etc) e qual seu interesse na participação do projeto. 

Pesquisa “Internacionalização da educação superior sob um olhar interdisciplinar”

O projeto de pesquisa “Internacionalização da educação superior sob um olhar interdisciplinar: trajetórias de acesso e permanência, exercício profissional e desafios pós-pandemia na UNILA, UNA, UNL e UdelaR” abriu processo seletivo de discentes para iniciação científica em três planos de trabalho. A ação está vinculada ao Laboratório de Ideias (LABID), do IMEA. Para participar da seleção é necessário enviar um e-mail para ana.araujo@unila.edu.br, até 20 de julho, com uma carta de apresentação que indique as motivações para atuar na iniciação científica, histórico escolar e disponibilidade durante a vigência do plano de trabalho. Saiba mais…

- Pesquisa sobre os discursos e as imagens de professoras em narrativas fílmicas

Estão abertas, até 24 de julho, as inscrições de interessados em participar das atividades de iniciação científica relacionadas ao plano de trabalho “Um estudo sobre o discurso cinematográfico e os retratos da docência em duas narrativas fílmicas”. As candidaturas devem ser feitas pelo e-mail ana.baladeli@unila.edu.br, enviando o histórico escolar e uma carta de apresentação justificando seu interesse na pesquisa. Para a execução do plano de trabalho, vigente de setembro de 2022 a outubro de 2023, o estudante deve ter disponibilidade para escrita acadêmica, estudos teóricos e participação nas reuniões de orientação.