Você está aqui: Página Inicial > Informes > Editais do Instituto Mercosul de Estudos Avançados

Editais do Instituto Mercosul de Estudos Avançados

Confira o cronograma de lançamento das chamadas públicas do IMEA, destinadas ao apoio a pesquisas interdisciplinares, grupos de estudos, cátedras e organização de eventos, em 2022.
publicado: 24/05/2022 17h05, última modificação: 24/05/2022 18h14

O Instituto Mercosul de Estudos Avançados (IMEA) apresenta, às comunidades interna e externa, o planejamento para lançamento das suas chamadas públicas, via editais, voltadas ao apoio a pesquisas interdisciplinares, grupos de estudos, cátedras e organização de eventos, em 2022.

Há novidades em relação aos editais lançados nos anos anteriores, como um para oferta de bolsas a discentes de pós-graduação da UNILA e outro que visa apoiar grupos de pesquisa novos ou em andamento, para aquisição de bens de capital, como suporte ao desenvolvimento de suas atividades.

Confira o cronograma de publicação dos próximos editais do IMEA, em 2022:

- Edital de apoio a grupos de pesquisas e de estudos interdisciplinares ou transdisciplinares (junho e julho): serão duas edições: a primeira (junho) para estímulo à formação de grupos de estudos interdisciplinares, com bolsas para estudantes de pós-graduação, dos programas de mestrado e doutorado da UNILA. Já a segunda edição do edital (julho) será para estímulo à formação e apoio ao desenvolvimento de grupos de pesquisa interdisciplinares ou transdisciplinares na UNILA, envolvendo duas ou mais áreas do conhecimento científico.

- Edital de apoio à organização de eventos interdisciplinares ou transdisciplinares (junho): destinado ao apoio de projetos relacionados aos objetivos do Laboratório de Ideias (LABID), em julho, para desenvolvimento de pesquisas aplicadas, em todas as áreas de conhecimento, voltadas à solução de problemas da sociedade trazidos à Universidade por seus pesquisadores.

- Edital do Programa de Cátedras Latino-Americanas da UNILA (agosto): voltado ao apoio aos grupos de pesquisa da UNILA para compra de equipamentos e livros (bens de capital), programado para agosto.

É fundamental que os projetos apresentados nas chamadas públicas, que serão feitas por meio dos editais, sejam aderentes aos objetivos de cada um dos programas do IMEA, aprovados pelo CONSUN em 1º de outubro de 2021, e – assim como os atuais programas do IMEA – também concorram para atingir os objetivos da UNILA (e também estejam de acordo com as regras de cada edital).

Os objetivos de cada um dos programas estão disponíveis nas seguintes páginas:

- Apoio a Pesquisadores e Grupos;

- Programa de Eventos

- Laboratório de Ideias;

- Programa de Cátedras

Projetos de pesquisa científica e proposta de eventos já financiados pelo IMEA

A comunidade unileira pode conhecer alguns dos objetivos dos atuais projetos financiados pelo IMEA, bem como saber quem são seus coordenadores, o montante de recursos aportados, dentre outras informações, por meio da página do Instituto.

Essas informações garantem o atendimento à demanda legal por transparência ativa, exigência de parte dos órgãos públicos, e vêm sendo publicadas na página do IMEA desde 2020. Isso permite que todos os cidadãos acompanhem a destinação dos recursos públicos geridos pelo Instituto.

Regimento, política científica e regulamento dos programas do IMEA

A Política Científica, o Regimento e o Regulamento de cada um dos quatro Programas do IMEA  fundamentais para sua organização e garantia de transparência quanto ao seu funcionamento  podem ser encontrados neste link.

Esse trabalho é uma continuidade daquele que resultou na aprovação dos quatro programas acadêmicos e científicos do IMEA (outubro de 2021), pelo CONSUN, consagrando a reformulação do Instituto, em atendimento ao Estatuto e aos objetivos institucionais da UNILA, previstos em sua lei de criação.

Para saber mais sobre os quatro programas do IMEA, bem como sobre os projetos já aprovados, acesse a página do Instituto.

registrado em: , , ,