Você está aqui: Página Inicial > Informes > Documentário “Pasajeras”
conteúdo

Institucional

Documentário “Pasajeras”

Dirigido pela professora da UNILA e cineasta Fran Rebelatto, o filme – que conta histórias de mulheres que transitam entre o Brasil e o Paraguai em busca de trabalho – volta a ser exibido nesta sexta-feira (30).
publicado: 28/09/2022 15h29, última modificação: 28/09/2022 17h55

O documentário “Pasajeras”, que estreou na semana passada em uma atividade do projeto Cinelatino, volta às telas do Cine Cataratas, nesta sexta-feira (30). Dirigido pela professora da UNILA e cineasta Fran Rebelatto, o filme relata a história de mulheres que transitam entre o Brasil e o Paraguai em busca de trabalho, passando de um lado a outro do Rio Paraná com suas memórias, seus atravessamentos e sonhos. A sessão tem início às 19h e o ingresso promocional pode ser adquirido no site do Cine Cataratas.

O longa-metragem foi filmado em Foz do Iguaçu e Ciudad del Este. Toda a equipe do documentário é formada por estudantes e professores da UNILA. As cenas, que foram gravadas no Brasil e no Paraguai, contam com diálogos em maká, guarani, português e espanhol e revelam as paisagens naturais e simbólicas da Tríplice Fronteira.

“Pasajeras” já estreou em vários espaços nacionais como o 11º Festival Olhar de Cinema, de Curitiba, e o Cine Arte da Universidade Federal Fluminense. Na próxima semana o filme fará parte da 16º Mostra CineBH, em Minas Gerais, e do festival 'Cine con Cultura' na Universidade de Ithaca, em Nova York. O projeto tem sido reconhecido em vários laboratórios internacionais de filme como o Ibermedia (Peru), o MICGenero (México) e o laboratório do Festival de Brasília.

Em outubro, o filme terá sua estreia internacional no 19° Encuentro Internacional de Realizadores, em Oberá (Argentina), e no projeto Cinecable, em Encarnación, no Paraguai. “Pasajeras” também será disponibilizado na Plataforma Itaú Play Cultural, em dezembro.