Você está aqui: Página Inicial > Informes > Definhamento
conteúdo

Institucional

Definhamento

Texto desta semana da campanha Setembro Amarelo aborda os sintomas do definhamento e traz dicas para cuidar da saúde mental
publicado: 16/09/2021 17h08, última modificação: 20/09/2021 15h39

Possivelmente, você já ouviu falar sobre o definhamento. Tradução para o português da palavra languishing, definida pelo sociólogo Corey Keyes e utilizada pelo psicólogo Adam Grandt, em 2021, para determinar alguns sintomas muito vividos com a persistência desse período de pandemia. 

Esses sintomas são a sensação constante de vazio, estagnação, ausência de alegria ou leve desânimo, que enfraquece as emoções positivas e atrapalha a concentração e produ­tividade, fazendo as pessoas não prosperarem como gostariam. Porém, esse quadro não chega a ser consi­dera­do depressão (que seria um mal-estar mais intenso), mas atrapalha o florescimento ou apogeu do bem-estar. Pode-se dizer que é uma espécie de ausência mais sutil de bem-estar, não havendo psicopatologia. Entretanto, não é sinônimo de saúde mental. 

O definhamento pode acarretar em maior risco de futuros problemas de saúde mental e física. Caso nada seja feito a respeito, há risco de o languishing evoluir para um quadro de depressão. Veja algumas dicas para cuidar da saúde mental durante esse período de pandemia:

- Tire um tempo para si mesmo, sem interrupções externas de filhos, familiares ou mensagens de trabalho, por exemplo;
- Foque em pequenos objetivos;
- Autoaceitação: tenha mais paciência consigo, compreendendo o momento vivido por todos;
- Foque no presente e busque pequenos prazeres no dia a dia;
- Procure fazer atividades offline;
- Reconecte-se com a família e com os amigos, dentro das restrições existentes;
- Crie uma rotina que envolva autocuidados.

Texto: Coletivo de Saúde Mental da UNILA