Você está aqui: Página Inicial > Informes > Curso sobre cidadania regional
conteúdo

Identidade UNILA

Curso sobre cidadania regional

Selecionado pelo setor educacional do Mercosul, projeto proposto pela UNILA e pela Universidad de Buenos Aires irá ofertar um curso sobre cidadania regional a professores da educação básica do Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai.
publicado: 18/07/2022 15h57, última modificação: 18/07/2022 16h29

Um projeto interinstitucional da UNILA e da Universidad de Buenos Aires (UBA), da Argentina, para a formatação de um curso sobre cidadania regional foi selecionado pelo setor educacional do Mercosul. O curso, que será destinado a professores da educação básica dos países do Bloco (Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai), deve ter início nos próximos meses.

As aulas serão assíncronas e terão o acompanhamento de tutores, a serem selecionados pelo Mercosul. Entre os temas estão conceitos-chave e debates sobre cidadania regional, Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, identidade regional (democracia, paz, direitos humanos), integração regional, os 30 anos do Mercosul e sua atuação. “Será um curso com o qual a gente vai poder levar questões da cidadania regional para a formação dos professores. E, consequentemente, esses professores poderão usar em sala de aula, com seus alunos”, comenta Lucas Mesquita, do Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais e participante do projeto.

A proposta da parceria UNIILA e UBA foi escolhida entre oito projetos apresentados ao Mercosul. “Fizemos essa parceria com os colegas da UBA porque vínhamos trabalhando com eles, outras redes de pesquisa, questões de educação no Mercosul”, explica Mesquita. “Buscamos compor a equipe do projeto de uma forma que não ficasse restrito a um único país".

Para ele, esse curso significa o cumprimento da missão institucional da UNILA. “É um curso que tem uma abrangência primária grande com os professores, mas também tem uma abrangência secundária, que é a formação de estudantes no Brasil, Argentina, Uruguai e Paraguai”, avalia. “E, para além disso, é um reforço da política de internacionalização da Universidade e um ganho para a pós-graduação, principalmente para o PPGRI, porque isso gera também um impacto social".