Você está aqui: Página Inicial > Informes > Cuidados com a saúde
conteúdo

Institucional

Cuidados com a saúde

Em homenagem ao Dia Nacional da Saúde de Jovens e Adolescentes, que será comemorado no dia 22 de setembro, o DEAS divulgará, ao longo da semana, uma série de conteúdos sobre o tema.
publicado: 16/09/2022 16h58, última modificação: 19/09/2022 12h00

No dia 22 de setembro, comemora-se o Dia Nacional da Saúde de Jovens e Adolescentes e, por isso, o Departamento de Atendimento à Saúde do Estudante (DEAS/PRAE) disponibilizará, ao longo da semana, uma série de conteúdos voltados ao tema e que afetam a comunidade acadêmica.

Jovens e adolescentes constituem um grupo que, em geral, é saudável. Entretanto, seu adoecimento muitas vezes indica que os agravos em saúde resultam, em grande parte, de hábitos e comportamentos que em determinadas situações os vulnerabilizam. O contexto social, muitas vezes excludente, também contribui para o processo de adoecimento.

Pensar em saúde quando chega o momento de frequentar a universidade nem sempre é fácil. Afinal, a prioridade acaba sendo a de adequar-se à rotina universitária e, com isso, os cuidados com a saúde ficam em segundo plano. Além disso, o estresse do dia a dia, a alimentação inadequada e a falta de atividades físicas colocam a saúde física e mental de jovens e adolescentes em risco.

Nesse sentido, cuidar da saúde é essencial para a vida universitária. Além dos cuidados para evitar adoecimento, é importante acessar os serviços de saúde em caso de necessidade e, para isso, orienta-se que todos tenham o cartão SUS. Aliás, estudante, além dos serviços de saúde ofertados na rede pública, conheça também os serviços disponíveis na UNILA.

O Departamento de Atendimento à Saúde do Estudante (DEAS/PRAE) é um serviço disponibilizado pela Universidade e pode ser acessado presencialmente no PTI (Bloco 3, Espaço 2, Sala de Atendimento Básico em Saúde); pelos telefones (45) 3522-9864 e (45) 3522-9808 (WhatsApp); ou pelo e-mail saude.deas@unila.edu.br.  

O DEAS oferece uma série de serviços à comunidade acadêmica: verificação de sinais vitais, curativos, acolhimento, testagem para infecções sexualmente transmissíveis, entre outros. Também é no DEAS que são recebidas as solicitações de abono de faltas, segunda oportunidade de avaliação, trancamento por motivo de saúde ou regime de exercícios domiciliares por motivo de saúde. Essas solicitações devem ser feitas pela Central de Serviços da UNILA. 

Para mais informações, acesse a página do DEAS.   

Texto: Departamento de Atendimento à Saúde do Estudante (DEAS/PRAE)

registrado em: , , ,