Você está aqui: Página Inicial > Informes > Ciclo de Palestras "Aranhas e escorpiões”
conteúdo

Extensão

Ciclo de Palestras "Aranhas e escorpiões”

Atividades serão nos dias 26 de julho e 2 e 9 de agosto, com transmissão via YouTube. Palestras irão abordar a problemática dos acidentes com animais peçonhentos, em especial aranhas e escorpiões, que acontecem com frequência na região.
publicado: 18/07/2022 15h24, última modificação: 18/07/2022 16h29

O projeto de extensão “Aracnídeos do Quintal” promove, nos dias 26 de julho e 2 e 9 de agosto, o Ciclo de Palestras "Aranhas e escorpiões: importância ecológica, médica, acidentes e prevenção". As atividades terão transmissão via YouTube, sendo necessário para inscrição e obtenção de certificado o cadastro no SIGAA (veja o tutorial) e assinatura do formulário de presença nos três dias de palestras. Confira os detalhes da programação:

- 26 de julho, às 19h: palestra “Aranhas e escorpiões de importância médica no Brasil: identificação e distribuição”

Na oportunidade, serão caracterizados os grupos de aranhas e escorpiões potencialmente perigosos para os seres humanos, com destaque para aspectos morfológicos de fácil identificação e comportamento. O convidado será Leonardo Sousa Carvalho, professor e pesquisador de Ecologia, Sistemática e Biogeografia de Arachnida na Universidade Federal do Piauí.

- 2 de agosto, às 19h: palestra “Fui picado, e agora? - O que fazer após um acidente”

Será ministrada pelo entomólogo e aracnólogo Antonio Brescovit, diretor do Laboratório de Coleções Zoológicas (LCZ) do Instituto Butantan, em conjunto com o especialista em Saúde Pública e Controle Biológico Paulo André Goldoni, que também atua no LCZ. Durante a palestra, serão expostos os possíveis sintomas e complicações derivados da picada por aranha ou escorpião e como agir caso ocorra um acidente, ressaltando locais preferenciais de atendimento na região. Além disso, haverá a apresentação de dados epidemiológicos sobre o tema.

- 9 de agosto, às 19h: palestra "Importância ecológica de aranhas e escorpiões"

Esta terceira atividade terá a participação de Kimberly da Silva Marta, doutoranda na Universidade do Vale do Rio dos Sinos, com projeto de pesquisa na área de Taxonomia de Salticidae, e de Andria de Paula Santos da Silva, especialista na área de Taxonomia e Filogenia de escorpiões pela Universidade de São Paulo e Instituto Butantan, com período sanduíche no American Museum of Natural History (AMNH). Elas irão tratar do papel que esses aracnídeos ocupam nos ecossistemas, visando diminuir a morte desnecessária dos animais causada pelo medo e pela desinformação, através da educação ambiental.