Você está aqui: Página Inicial > Informes > Capacitações externas e internas
conteúdo

Institucional

Capacitações externas e internas

SERVIDORES

Confira as orientações da PROGEPE sobre os processos de capacitação destinados a servidores, em 2021
publicado: 18/05/2021 16h23, última modificação: 18/05/2021 16h23

Capacitações externas

Para 2021, a PROGEPE atenderá as solicitações de participação em ações de capacitação externa com pagamento de inscrição (conforme a IN nº 01/2020), desde que sejam em formato EaD e/ou compatível com o trabalho remoto. Assim, não haverá disponibilidade de verbas nem liberações para capacitações externas em formato presencial, sendo indeferidas as solicitações de pagamento de diárias e passagens.

Quanto às ações de capacitação externa sem pagamento de inscrição, serão analisadas somente se a ação demandar afastamento do trabalho por conta da carga horária, local (pode ser no exterior), da distribuição das horas do curso, etc. Desta forma, solicita-se que seja aberto processo tipo “Capacitação EaD” e conste detalhadamente a carga horária total e semanal do curso e a justificativa de não conseguir conciliá-lo com as atividades desempenhadas em home office, para que seja possível analisar se há necessidade de concessão de afastamento. 

Já para os casos em que a carga horária não ultrapassar 4 horas diárias, não será necessária a abertura de processo, devido às condições de trabalho remoto. O(a) servidor(a) deverá negociar os horários diretamente com sua chefia imediata. 

Para fins de registro no relatório de execução do SIPEC, será encaminhada, semestralmente, a cada macrounidade acadêmica e administrativa, uma planilha específica, para que os servidores insiram as informações dos cursos nos quais participaram em 2021 e que não passaram pela PROGEPE.

Capacitações internas

A PROGEPE está em contato com as áreas que demandaram ações no Levantamento de Necessidades de Desenvolvimento (LND) 2021 e adequando o planejamento à realidade atual. Em breve, será divulgado o quadro de temáticas e os cursos que serão ofertados aos técnico-administrativos e docentes, ao longo do ano.

Toda solicitação de afastamento realizada no corrente ano necessita que a temática esteja contemplada no PDP 2021. Caso contrário, deverão ser inseridas nas janelas do SIPEC, conforme Ofício nº 01/2021 DDPP/PROGEPE, encaminhado às macrounidades, sendo possível a concessão apenas após o SIPEC se manifestar quanto às novas temáticas. As solicitações serão analisadas pela PROGEPE e atendidas conforme disponibilidade orçamentária, seguindo os seguintes prazos: 

  • 40 dias para ações/cursos ofertadas por escola de governo ou instituição pública e que incorrem em despesas com inscrição, passagens ou diárias (incluindo solicitações com pagamento de inscrição);
  • 40 dias para ações/cursos ofertadas por instituição privada e que incorrem em despesas com inscrição, passagens ou diárias, ou ações com afastamento do país (incluindo solicitações com pagamento de inscrição);
  • 10 dias para ações que não gerem custos adicionais para a UNILA, mas impliquem em ausência do local de trabalho ou que não seja possível conciliar a participação no curso e as atividades laborais.

Para outras informações, acesse a página da PROGEPE. Em caso de dúvida, o e-mail e contato é capacitacao@unila.edu.br.

registrado em: ,