Você está aqui: Página Inicial > Informes > Bolsa permanência para alunos indígenas e quilombolas

Bolsa permanência para alunos indígenas e quilombolas

Estudantes

publicado: 09/07/2019 16h00, última modificação: 09/07/2019 16h00

Estudantes indígenas e quilombolas podem se inscrever, até o dia 30 de agosto, para o programa de bolsa permanência do Ministério da Educação. O valor da bolsa é R$ 900 e o recurso é pago diretamente ao estudante por meio de um cartão de benefício. Os discentes somente poderão se inscrever no Programa nos períodos pré-estabelecidos pelo Ministério da Educação. Para a inscrição, o discente deverá acessar o sistema do MEC, solicitar acesso ao Programa e preencher o cadastro e o questionário. Durante o preenchimento do cadastro, será solicitada a inclusão dos seguintes documentos: termo de compromisso do discente preenchido e assinado; autodeclaração do candidato; declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico, assinada por pelo menos 3 (três) lideranças reconhecidas (modelo anexo no sistema); declaração da Fundação Nacional do Índio (Funai) de que o estudante indígena reside em comunidade indígena ou comprovante de residência em comunidade indígena; declaração da Fundação Cultural Palmares de que o estudante quilombola reside em comunidade remanescente de quilombo ou comprovante de residência em comunidade quilombola. Após a inscrição, os discentes deverão imprimir seus processos e entrar em contato com a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil para efetivar a entrega da documentação física, para fins de conferência e homologação. Caso seja necessário, o discente poderá ser convocado para entrevista de confirmação dos dados e/ou informações. O recebimento da bolsa está condicionado à aprovação cadastral da IFES e do Sistema de Gestão da Bolsa Permanência (SISBP) e à homologação mensal da PRAE no sistema. Em caso de dúvidas, escrever para prae@unila.edu.br.