Você está aqui: Página Inicial > Informes > Aprimoramento do sistema de autorizações de chamadas telefônicas

Aprimoramento do sistema de autorizações de chamadas telefônicas

Servidores da UNILA apresentam solução desenvolvida na instituição em evento na área de TI
publicado: 25/06/2019 16h38, última modificação: 25/06/2019 16h38

A Coordenadoria de Tecnologia da Informação (CTIC) esteve presente no 13º Workshop de Tecnologia da Informação e Comunicação das Instituições Federais de Ensino do Brasil (WTICIFES), que ocorreu na Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), em Cuiabá, no início do mês de junho. O WTICIFES tem o obejtivo de incentivar a troca de experiências e soluções, discutindo boas práticas de governança e gestão de tecnologia da informação e comunicação, visando efetivá-la como um instrumento de inovação e transformação nas universidades federais. No evento, foi apresentada a solução desenvolvida pelos servidores Eliézer Siqueira (foto) e Weber Takaki, ambos da Divisão de Infraestrutura de Redes e Telefonia, que tem por objetivo aprimorar o sistema de autorizações de chamadas telefônicas através da utilização do PIN, sistema já utilizado atualmente pelos servidores para liberação de impressões.

Com a adoção desse processo no uso do serviço de telefonia, as permissões de chamadas estarão vinculadas ao PIN e não mais aos ramais, diminuindo o número de chamadas realizadas por pessoas não autorizadas e permitindo que os servidores utilizem qualquer telefone que estiver mais próximo no momento. Isso possibilita, também, a identificação individual dos responsáveis pelas chamadas. “O trabalho teve grande repercussão e boa receptividade, tendo em vista que muitas universidades utilizam soluções contratadas e/ou obsoletas, além de outras que são limitantes em termos controle de acesso e expansão da infraestrutura. É importante destacar que, desde a criação da UNILA, a equipe da CTIC adota ferramentas gratuitas para a gestão da telefonia e da maioria dos serviços ofertados, gerando não só economia, mas também uma melhora na qualidade dos serviços prestados”, afirma Siqueira.