Você está aqui: Página Inicial > Informes > Alojamento Estudantil
conteúdo

Institucional

Alojamento Estudantil

PRAE emite nota à comunidade acadêmica com os esclarecimentos a respeito da abertura do Alojamento Estudantil; confira
publicado: 14/09/2021 16h57, última modificação: 15/09/2021 14h29

Prezada comunidade acadêmica da UNILA,

Em referência ao abaixo-assinado sobre a abertura do Alojamento Estudantil, a Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE) apresenta alguns esclarecimentos à comunidade.

Primeiramente, há de se esclarecer que o espaço construído e a ser destinado para abrigo de estudantes não é denominado Moradia Estudantil, mas intitulado Alojamento Estudantil. O conceito de alojamento é de caráter temporário, ou seja, permite que sempre possamos ter a entrada de estudantes. Em complemento, a PRAE informa que a Universidade jamais se privou de ofertar informações à comunidade, tendo publicado, inclusive, no dia 1º de junho de 2021, nota minuciosa sobre o tema. O documento continua disponível no seguinte endereço: https://portal.unila.edu.br/reitoria/espaco-reitoria/alojamento-estudantil. Feitos os esclarecimentos preliminares, seguem outras informações.

Em junho de 2019, quando assumimos a gestão da PRAE, o desafio foi de pensar a tipologia de assistência estudantil pretendida para a UNILA. Na época, inclusive, escrevemos sobre isso: https://portal.unila.edu.br/informes/qual-politica-de-assistencia-estudantil-voce-defende.

Já no ano de 2020, com a pandemia, outros desafios foram impostos. Nesse momento, não foi possível a abertura de editais permanentes devido ao contexto pandêmico, às aulas remotas e ao orçamento contingenciado do PNAES (Nota PRAE/ReitoriaNota FONAPRACE) . Trata-se de uma realidade que não só assolou a UNILA, mas também atingiu toda a educação superior pública, impactada por diversas políticas de cortes orçamentários. No ano de 2020, também foi feito um estudo sobre as condições de vida dos estudantes. Os resultados desse levantamento podem ser acessados aqui.

Apesar das dificuldades, seis editais foram publicados em 2020. A quantidade de estudantes contemplados em cada um deles está descrita abaixo:

1) Edital de Auxílio Emergencial: 188 estudantes;
2) Edital de Auxílio Temporário: 170 estudantes;
3) Edital de Alunos Conectados: 101 estudantes;
4) Edital de Inclusão Digital (três ciclos): 362 estudantes (alunos de graduação e de pós-graduação);
5) Edital de Inclusão Social: 110 estudantes;
6) Edital de auxílio-creche: com fluxo de entrada permanente.

Já em 2021, os seguintes editais foram abertos e novos estudantes foram contemplados:

1) Edital de Inclusão Social: 186 estudantes;
2) Edital de Alunos Conectados: 115 estudantes;
3) Edital de Inclusão Digital (celulares): 265 estudantes;
4) Edital de Inclusão Digital (pós-graduação): 12 estudantes (ainda em fase de homologação);
5) Edital de cancelamento dos auxílios por descumprimento de regras: 52 estudantes;
6) Edital permanente de alimentação: 200 estudantes (em fase de homologação);
7) Edital de projetos de permanência: 17 estudantes;
8) Auxílio-creche: permanente.

- 2020: 931 estudantes com entrada em editais da PRAE
- 2021: 778 estudantes com entrada em editais da PRAE

No que tange aos editais, ainda este ano há previsão de lançamento de chamadas públicas em parceria com os institutos.

Hoje, a PRAE atende a 1.191 estudantes. No próximo ano, o orçamento previsto para a PRAE, com o recurso do PNAES, é de R$ 8.690.133,00. Com isso, será possível abrir editais para os/as calouros/as com entrada em 2021, assim como realizar outras ações.

Além dos editais abertos, a Reitoria, por meio da PRAE, consolidou diversas parcerias para distribuição de mantas de frio, para atendimentos por parte da Seção de Serviço Social e da Seção de Psicologia, além de campanhas solidárias. É valido lembrar, ainda, que mantivemos, nessa fase, todas as ações da Seção da Psicologia, registrando-se o dobro de atendimentos em relação ao período anterior, conforme relatório que pode ser acessado aqui.

Todos esses trabalhos foram ações que buscaram suprir necessidades estudantis, sobretudo decorrentes do momento vivido em todo o mundo.

Novamente em 2021, iniciamos a discussão do orçamento participativo, aberta a toda a comunidade. Também provemos o debate da Política de Assistência Estudantil com seminários e consulta pública.

Especificamente em relação ao Alojamento, temos trabalhado para abri-lo. Atuamos na preparação de regramento referente ao uso desse espaço e também na preparação de futuro edital de seleção, para calouros(as). É valido lembrar que continuamos vivendo uma pandemia e, portanto, a abertura do alojamento implica um maior número de trabalhos e cuidados para sua organização, pois é imprescindível que se criem os devidos protocolos de segurança para todos e todas.

Sabemos que os tempos de uma Pró-Reitoria, ou seja, da Administração Pública, não são, em alguns casos, correlatos à temporalidade dos diversos problemas que afetam as vidas de toda a comunidade, mas a Reitoria da UNILA, por meio da PRAE, não está poupando esforços para ajudar os(as) estudantes. Acreditamos que sugerir que nada foi feito para a permanência estudantil seja desqualificar todo o trabalho realizado por uma equipe multidisciplinar, a partir de diversas frentes, e demonstra desatenção à realidade e às informações publicizadas.

Lembramos que, no dia 6 de setembro de 2021, a PRAE realizou reunião com o Diretório Estudantil e com os coletivos, no intuito de sanar dúvidas e para prestar mais esclarecimentos.

Para finalizar, informamos que todos os dados sobre assistência estudantil, desde 2019, podem ser encontrados nos relatórios de gestão, de forma clara e transparente:  https://portal.unila.edu.br/prae/transparencia.

Saudações

registrado em: , ,