Você está aqui: Página Inicial > Informes Coronavírus > Informes DPVS > Alimentação saudável
conteúdo

Institucional

Alimentação saudável

Durante a quarentena, vários aspectos da vida das pessoas mudaram, inclusive a rotina alimentar. Neste texto, você irá encontrar algumas dicas para manter ou iniciar uma alimentação saudável em casa
publicado: 23/06/2020 15h33, última modificação: 23/06/2020 15h34

A ingestão de nutrientes, propiciada pela alimentação, é essencial para a boa saúde. Igualmente importantes são os alimentos específicos, que fornecem os nutrientes e as inúmeras possíveis combinações entre eles e suas formas de preparo. Durante a quarentena, vários aspectos da vida das pessoas mudaram, inclusive a rotina alimentar. Neste texto, você irá encontrar algumas dicas para manter ou iniciar uma alimentação saudável em casa, com base no Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde.

- Prefira sempre alimentos in natura ou minimamente processados e preparações culinárias a alimentos ultraprocessados;
- Utilize óleos, gorduras, sal e açúcar em pequenas quantidades ao temperar e cozinhar alimentos e criar preparações culinárias;
- Limite o consumo de alimentos processados; 
- Coma com regularidade e atenção, em ambientes apropriados e, sempre que possível, com companhia;
- Faça compras em locais que ofertem variedades de alimentos in natura ou minimamente processados;
- Desenvolva, exercite e partilhe habilidades culinárias;
- Planeje o uso do tempo para dar à alimentação o espaço que ela merece;
- Dê preferência, quando fora de casa, a locais que servem refeições feitas na hora;
- Seja crítico quanto a informações, orientações e mensagens sobre alimentação veiculadas em propagandas comerciais.

Durante este período, algumas dicas são mais difíceis de colocar em prática, porém podemos dar enfoque às outras, como habilidades culinárias. Procure desenvolvê-las e partilhá-las com as pessoas com quem você convive e, se você não tem habilidades na cozinha - e isso vale para homens e mulheres -, procure adquiri-las. Para isso, converse com pessoas que sabem cozinhar, peça receitas a familiares, amigos e colegas, leia livros, consulte a internet, eventualmente faça cursos e... comece a cozinhar!

No mês de junho, um dos alimentos mais lembrados é o milho. Ele é utilizado em preparações nas festas juninas, tanto em pratos doces quanto salgados, e pode ser encontrado a um baixo custo nesta época. O milho é rico em fibras e antioxidantes, regula o funcionamento do intestino e aumenta a sensação de saciedade, além de fortalecer a pele, unhas e cabelos, com a presença da vitamina A. Sempre prefira a espiga que preserva mais os nutrientes, em comparação com o milho enlatado, que possui alta concentração de sódio. Confira uma sugestão de receita fácil e rápida de bolo de milho.


* O foco deste material é a promoção da saúde e suas recomendações poderão ser úteis a todos aqueles que padeçam de doenças específicas. Neste caso, é imprescindível que nutricionistas adaptem as recomendações às condições específicas de cada pessoa, apoiando profissionais de saúde na organização da atenção nutricional.

registrado em: