Você está aqui: Página Inicial > Mestrado > Mestrado em Integração Contemporânea da América Latina (ICAL)
conteúdo

Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (ICAL)

Com Mestrado e Doutorado acadêmicos presenciais, o Programa de Pós-Graduação em Integração Contemporânea da América Latina (PPG-ICAL) está inserido na área de Ciência Política e Relações Internacionais, embora sua perspectiva seja plenamente interdisciplinar, como pode ser observado em suas linhas de pesquisa. Antropologia, Comunicação, Direito, Economia, Geopolítica, História e Sociologia são algumas das áreas contempladas no esforço comum do programa, de estar voltado ao estudo da integração latino-americana, a partir de novas epistemologias do continente, ou seja, a partir da formação e aplicação de pensamento social latino-americano direcionado à cooperação solidária.

O PPG-ICAL responde à própria missão da UNILA. De acordo com o Art. 2 da Lei Nº 12.189/2010, que aprovou a criação da Universidade, esta tem como missão institucional específica formar recursos humanos aptos a contribuir com a integração latino-americana, com o desenvolvimento regional e com o intercâmbio cultural, científico e educacional da América Latina, especialmente no Mercosul. No Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI 2019-2023da UNILA, em sua página 27, percebe-se a relação intrínseca entre esse documento e a proposta do PPG-ICAL: "atuação nas regiões de fronteira, com vocação para o intercâmbio acadêmico e a cooperação solidária com países integrantes do Mercosul e com os demais países da América Latina". 

 

Secretaria
+55 (45) 3522-9829

Atendimento
Segunda a sexta-feira
das 08h00 às 17h00
UNILA | PTI - Bloco 4 - Espaço 3 - Sala 5

Notícias

Revista Espirales

Periódico vinculado ao PPGICAL lançou um concurso para a arte da capa de sua próxima edição. Inscrições estão abertas até 1º de dezembro.

27/10/2023

Revista Espirales

Publicação vinculada ao PPGICAL está com chamada aberta, até 30 de setembro, para o dossiê “Cultura e Relações Internacionais: repensar as Políticas Culturais Internacionais desde/para a América Latina”.

19/09/2023

Um dos Programas abriu seleção para doutorado, com nova turma do PPGICAL que vai iniciar em 2024

Na UNILA tem pós-graduação para todos os gostos e áreas do conhecimento

Um dos Programas abriu seleção para doutorado, com nova turma do PPGICAL que vai iniciar em 2024

06/09/2023

São ofertadas 30 vagas para mestrado e outras 30 vagas para a primeira turma de doutorado; as inscrições seguem até o dia 24 de setembro

Abertas as inscrições para o mestrado e doutorado em Integração Contemporânea da América Latina

São ofertadas 30 vagas para mestrado e outras 30 vagas para a primeira turma de doutorado; as inscrições seguem até o dia 24 de setembro

28/07/2023

Calendário da Pós

Calendário Acadêmico da Pós-Graduação

Calendário do PPGICAL

Mostra de profissões