Você está aqui: Página Inicial > Eventos > SIEPE 2019 > SIEPE 2018 > Minicurso e Oficina

Minicurso e Oficina

publicado 22/07/2019 15h07, última modificação 22/07/2019 15h07
Minicurso de extensão 'Introdução ao software EES – Engineering Equation Solver' e Oficina: Musica Y Danza da America Latina

1. Minicurso de extensão: Introdução ao software EES – Engineering Equation Solver (8h)

• Ministrante: Prof. Fabyo Luiz Pereira – UNILA
  • Público: Estudantes, professores e profissionais das áreas de engenharia, física, química ou matemática.
  • Onde: UNILA – Campus Itaipu-PTI , Avenida Tancredo Neves, 6731 – Bloco 9, Espaço 4, Sala 1
  • Quando:  16/10/2018 (terça-feira, 08h00 às 12h00) e 17/10/2018 (quarta-feira, 14:00 h às 18:00).
  • Vagas: 25 (Obs: Inscrições Gratuitas. Será emitido certificado de participação).

Características do software: O software Engineering Equation Solver (abreviadamente EES), tem como função básica resolver conjuntos de equações algébricas, (incluindo equações não-lineares, equações diferenciais e equações com variáveis complexas), mas também é capaz de fazer otimizações, obter regressões lineares e não-lineares, gerar gráficos de alta qualidade para publicações, simplificar análises de incertezas e fazer animações. Também contém bibliotecas de: funções matemáticas; propriedades termofísicas em base molar ou mássica para centenas de substâncias; equações de transferência de calor, de escoamento de fluidos e de projeto mecânico; modelos matemáticos de equipamentos térmicos e de transferência de calor; rotinas próprias (permite a inserção de rotinas externas).

Programação:

• Dia 1 (16/10/2018):  Método numérico utilizado pelo software;  Familiarização com menus, comandos e regras de formatação;  Utilização das bibliotecas de funções.
  • Dia 2 (17/10/2018): Tabelas paramétricas; Gráficos; Otimização.

2. Oficina: Musica Y Danza da America Latina (3h30)

Está oficina será promovida em conjunto por projetos de extensão "Danzas de América Latina" e  "Músicas de América Latina". Ambas são coordenadas pelo professor Félix Ceneviva Eid.

• Público: Dirigido a pessoas que queiram se aproximar de ritmos/gêneros tradicionais da América Latina a partir de dinâmicas coletivas, sem a necessidade de conhecimentos prévios de música ou de dança.
  • Onde: Sala C- 115 | UNILA - Jardim Universitário
  • Quando: 17/10/2018