Você está aqui: Página Inicial > Editora da UNILA | EDUNILA > Livros > Mulheres entre fronteiras: olhares interdisciplinares desde o Sul
conteúdo

Mulheres entre fronteiras: olhares interdisciplinares desde o Sul

publicado 30/07/2019 11h39, última modificação 30/07/2019 11h39

Este livro surgiu como corolário do curso de extensão Ciclo de Formação em Incorporação da Perspectiva de Gênero nas Políticas Públicas, promovido em 2016 pela Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA) em parceria com a Comissão da Mulher Advogada de Foz do Iguaçu (PR). A decisão de publicá-lo teve como base a convicção de gerar perspectivas transversais e regionais em equidade de gênero, ultrapassando barreiras culturais, linguísticas e próprias de cada uma das nossas histórias nacionais.

A luta por sociedades mais preocupadas com o bem-estar das pessoas não reconhece fronteiras, sejam geográficas, linguísticas ou disciplinares. Por isso, buscou-se apresentar, nesta obra, um olhar regional, presente não só em razão das nacionalidades e dos idiomas utilizados nos artigos, mas também nas perspectivas disciplinares, nas análises e nos temas.

O desafio da integração em meio à diversidade própria desta região trinacional encontra, nesta iniciativa, um fio condutor comum: a vocação para derrubar as desigualdades entre homens e mulheres, propiciando o debate nos espaços públicos além das universidades. Temos em conta as contradições das lutas para ressignificar e democratizar nossos espaços além da casa, ou seja, na sociedade, mas acreditamos na equidade como ferramenta para construir uma realidade mais justa.