Você está aqui: Página Inicial > Doutorado > Mestrado e Doutorado em Energia e Sustentabilidade > Área de Concentração
conteúdo

Área de Concentração

publicado 14/05/2019 15h59, última modificação 24/05/2021 11h45
Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Energia e Sustentabilidade - PPGIES

Área de Concentração

Energia e Sustentabilidade: caracteriza-se por uma área de concentração única contendo três ênfases distribuídas uniformemente em duas linhas de pesquisa.

A primeira ênfase visa a analisar, desenvolver e customizar materiais e tecnologias para aplicação nos sistemas energéticos relacionados à conversão, transporte e distribuição de energia. Obtenção e caracterização de materiais para aplicação em tecnologias enfatizadas que serão, principalmente, às fontes renováveis (solar, biomassa, eólica, hidráulica e células combustíveis), aos biocombustíveis e dispositivos para a conversão e estocagem de energia.

A segunda ênfase relaciona-se com o uso racional da energia no setor industrial visando o planejamento, objetivando a melhoria da eficiência energética e da qualidade da energia por meio da automação e controle dos processos consumidores de energia em diferentes condições de operação. O mesmo propósito pode ser aplicado às áreas urbanas e instalações prediais, busca-se a eficiência energética por meio do planejamento urbano e projetos arquitetônicos que considerem a economia de energia e uso de estratégias eficientes de conservação de energia. Enquanto o planejamento visa à compreensão e análise da nova configuração do setor energético diante da inclusão das diversas fontes de energia existente na nossa matriz atual requerendo um planejamento energético mais complexo e novos tipos de ferramentas de análise. Devido às reestruturações do setor juntamente com a inclusão de geração distribuída modificou-se significativamente a Matriz Energética, trazendo novos e importantes desafios para a operação integrada dos diversos agentes dos sistemas. Pretende-se obter soluções de interesse das empresas do setor elétrico e energético, determinando o papel das energias renováveis, os atores do processo de planejamento energético do Brasil e América Latina, o impacto das políticas de incentivo, bem como da regulação, no desenvolvimento técnico e econômico do setor.

A terceira ênfase se preocupa com as dimensões: econômica, social e ambiental da energia. Sendo estas os principais vetores de integração da sociedade, as formas de uso social que se estabelecem em torno delas, e os consequentes conflitos culturais e geopolíticos. Desse modo, incluem-se aspectos de geopolítica, impactos, conflitos políticos e socioambientais, políticas públicas, desenvolvimento e sociedade. Para tal também se inserem as questões de Ensino em Energia e Sustentabilidade: Cujo objetivo é investigar e analisar as dificuldades e particularidades do ensino e da aprendizagem para desenvolver metodologias ativas de aprendizagem, objetos de aprendizagem e ferramentas didáticas interdisciplinar objetivando a melhoria do aprendizado e interação do acadêmico. A temática visa também à divulgação cientifica na rede básica de ensino e assim criar um canal de integração e de troca de experiências entre diferentes tipos de atores.

A ideia de desenvolvimento da Área de Concentração pressupõe uma interdependência entre estas três ênfases desenvolvendo-se assim novas áreas na fronteira do conhecimento objetivando a inovação tecnologia para desenvolvimento do Setor Energético com Sustentabilidade em prol da Sociedade. Compreender a energia e sustentabilidade como termos indissociáveis e analisar estas múltiplas dimensões em que o tema se desdobra, seja em termos tecnológico, ambiental, social ou educacional, é a preocupação desta área de concentração.